Casas apaixonantes

Anuário 2021

Urbanos e contemporâneos: 7 projetos com personalidade marcante

HAUS
12/11/2021 15:23
Thumbnail
Integração de ambientes, decoração com arte e design local e favorecimento da luz natural são algumas das características dos projetos urbanos e contemporâneos que você confere a seguir. A personalidade dos proprietários de cada imóvel transparece em nesses projetos residenciais, da paleta utilizada até a escolha de materiais. Essas propostas integram o Anuário HAUS 2021, que este ano traz mais de 80 projetos inspiradores dos mais diversos estilos. Confira e inspire-se!

Design brasileiro em foco

Este apartamento foi pensado para um jovem casal que buscava um refúgio para o descanso e os encontros entre os turnos de trabalho. O projeto, que é assinado pelo Arq+Co Studio, baseou-se na utilização de cores neutras e bases naturais, valorizando a madeira e as texturas orgânicas.
O verde da natureza foi trazido para dentro por meio das obras de arte e nos objetos de decoração. Mobiliários de design, como a poltrona de Zanini de Zanine, cadeiras Latoog e mesas laterais, banquetas e pendentes por Jader Almeida complementam o projeto com design brasileiro, dando ainda mais personalidade à obra.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Arte em destaque

Este projeto com assinatura do escritório Ivan Wodzinsky Arquitetura e Interiores atende aos anseios de uma artista e um executivo. No social, o destaque é a sala do piano, que conta com uma porta espelhada de dois lados. Quando fechada, permite privacidade ao tocar o instrumento e reflete a vista da cidade. Quando aberta, permite a integração com o living.
O apartamento tem espaços amplos, porém aconchegantes; práticos, mas elegantes; modernos, mas com toques clássicos, presentes sobretudo no tocheiro de cristal tcheco. Cores neutras e claras formam a base perfeita para esta residência que respira arte, com obras de Celso Orsini, Jean Araújo, Leopoldo Martins e Paulo de Tarso, entre outros.

Harmonização de cores e materiais

O principal desafio da decoradora Romy Schneider neste projeto foi harmonizar cores e materiais. Entre os destaques está a cozinha com estilo provençal, que contrasta o preto com o uso do mármore branco Paraná e uma cuba de fazenda; bem como o papel de parede em tons de verde e a iluminação, que traz um clima mais quente ao ambiente. As portas em preto têm 2,60 metros de altura e harmonizam com pisos de porcelanato em tons de cinza, mesma cor utilizada nas paredes e no teto.

Contemporâneo com um toque industrial

O escritório Boscardin Corsi é o responsável por este apartamento leve, em que a base monocromática e texturizada é pano de fundo para móveis clássicos do design. A cozinha é o ponto central do projeto. As paredes que antes configuravam a área de serviço foram retiradas, deixando-a encaixada em um nicho entre paredes e com forro rebaixado, o que cria uma sensação mais intimista.
O microcimento reveste as paredes e o forro dando caráter de “estar”. Um ponto de contraste no projeto é o tampo em inox que, mesmo sendo uma referência industrial, tem desenho e acabamento mais finos. Com os ambientes integrados, o piso em madeira estilo espinha de peixe segue por todos os espaços, incluindo a cozinha e o lavabo.

Sala moderna e fora do óbvio

Neste projeto, o escritório Alma Arquitetura atendeu o pedido da cliente por uma sala de televisão aconchegante, moderna e que saísse do óbvio. Para transmitir a alma da proprietária, comunicativa e alegre, o laranja foi escolhido para o sofá, por ser uma cor energizante. Ele foi equilibrado com elementos mais neutros, como a madeira e o branco.
Foi criado um armário alto com textura amadeirada e detalhes em ripado para comportar todos os livros. A prateleira ficou como que flutuando à frente da composição em arcos do revestimento, acomodando alguns objetos de decoração. O revestimento de porcelanato trouxe um ar moderno e inusitado, em contraste com o laranja.

Dinâmico e descontraído

O foco deste projeto assinado pelo escritório Camila Rocha Interiores era criar um apartamento prático para o dia a dia, sem esquecer da estética e do conforto. Os tons neutros dominam, concentrando as cores apenas na decoração. Com abundante iluminação natural, a sala integrada com a cozinha cria um ambiente dinâmico e descontraído, possibilitando melhor interação entre as pessoas.
O mesmo mármore foi usado na cozinha e na lavanderia dando a ideia de continuidade e fluidez em todo o espaço. No quarto, considerado um refúgio pessoal, foi usado acabamento amadeirado, trazendo mais aconchego. No home office, a estante aberta facilita o acesso aos livros e cria um espaço leve para os objetos decorativos.

Integração com personalidade

O projeto deste apartamento assinado por A2 Ateliê Arquitetura & Interiores foi concebido através do conceito integração. Tudo foi pensado para que não existissem barreiras entre os usuários do espaço e o meio interno e externo. Para isso, uniu-se a sacada e a sala, favorecendo a integração da paisagem e transformando este espaço de convívio social em um ambiente único e acolhedor.
A cliente sonhava com um espaço contemporâneo e original, e para este fim foram utilizadas diversas cores, texturas e materiais que trouxessem identidade e aconchego aos espaços. O linho, a camurça e os objetos decorativos aqueceram os ambientes e deram o toque final a esse apartamento superpersonalizado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!