Arena Planeta Drive-In

Haus

Grande Curitiba inaugura primeira arena de shows com distanciamento social

Sharon Abdalla
23/10/2020 22:04
Thumbnail
Depois do carro, áreas reservadas. A Grande Curitiba inaugura neste sábado (24) sua primeira arena de shows adaptada ao distanciamento social e aos protocolos de segurança decorrentes da pandemia da Covid-19. Instalada no Expo Trade, em Pinhais, a Arena Planeta Drive-In Pinhais contará com 692 espaços destinados a apreciação de shows e eventos trazendo um gostinho do que as pistas e festivais proporcionavam ao público no pré-pandemia. Isso porque, diferente do modelo em voga até então, nos quais o público assiste às apresentações de dentro dos carros, nele haverá espaços delimitados e distanciados para que até quatro pessoas do mesmo núcleo social (família ou amigos) cantem e dancem a céu aberto.
"É uma evolução do conceito [de drive-in]. A partir do momento que começou a ter [certa] estabilidade desses níveis [de contágio], entendemos que era hora de entrar com novos conteúdos, shows. Buscamos referências de projetos fora do Brasil para nos inspirarmos e adaptá-los a nossa realidade", conta Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento, responsável pela operação.
Para isso, o projeto de arquitetura do espaço, assinado por Felippe Comninos, adaptou a estrutura da pista do Expo Trade para receber as áreas reservadas. Com 4 m², elas são cercadas por grades metálicas que garantem o distanciamento social do público e permitem que ele assista aos eventos em pé, com nos shows realizados em tempos pré-coronavírus. Quase a totalidade delas fica a nível do solo, com exceção de 22, ao fundo, que são elevadas 50 cm acima do piso da pista. Estas também têm áreas um pouco maiores, com 5 m².
"O mais importante é que todas as áreas têm visão perfeita do palco e de suas passarelas, que somam cerca de 300 m²", conta o arquiteto. Além deles, três telões de LED, com resolução 4K e mais de 230 m² no total, também proporcionarão perfeita visualização dos espetáculos.
As demais estruturas do Expo Trade não precisaram ser adaptadas ao novo modelo de eventos, pois já respondiam às necessidades para que os protocolos de segurança fossem atendidos. Ao chegar ao local, todos os veículos têm os pneus e áreas de maior contato, como maçanetas, esterilizados e os motoristas são orientados a estacionar em uma das vagas próximas à da área reservada para a sua permanência e a dos demais ocupantes do veículo durante o período da apresentação. Eles, então, aguardam até um membro da equipe do evento os acompanhe até o setor de validação, no qual calçados e pertences pessoais também são esterilizados e é realizada a higiene das mãos e a medição de temperatura. Passada esta etapa, as pessoas são encaminhadas às suas respectivas áreas reservadas.
De lá, só é possível sair para ir ao banheiro, cujo agendamento é feito por meio de aplicativo próprio, em caso de emergência de saúde ou no momento de deixar a arena pós-show, o que é feito de maneira controlada. Os pedidos de alimentos e bebidas também são feitos pelo aplicativo e entregues nas áreas reservadas pela equipe do evento.
"[O Expo Trade] teria capacidade normal para até 30 mil pessoas [e a arena recebe, no máximo, 3 mil]. Se alguém falasse que estaria liberada 10% da capacidade, seria natural as pessoas se aglomerem na frente do palco. Não adianta ter capacidade reduzida se não há controle de distanciamento. Até que haja essa possibilidade de estarmos juntos novamente, precisamos de fato separar [as pessoas]", finaliza Cornelsen.
A inauguração da Arena Planeta Drive-In Pinhais será com show da dupla Maiara e Maraisa. Assinantes do Clube Gazeta do Povo têm 10% de desconto na compra de ingressos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!