Fotografia de arquitetura

ArqDecorClub

Boas fotos de projetos são a chave para se destacar no mercado de arquitetura e decoração

Ana Luísa Hübner, especial para HAUS
09/11/2020 18:11
Thumbnail

É importante haver fidelidade entre o serviço entregue pelo profissional e a forma como isso é retratado e entregue nas redes sociais. Na foto, projeto de Leandra de Conto. | Renata Salles

Estar no ambiente digital é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso, mas só a presença não é mais suficiente. E essa máxima não é diferente no mercado de arquitetura e decoração. Com cerca de 6 mil novos arquitetos se formando a cada ano no Brasil, e mais de 15 mil designers de interiores no mercado atualmente, é preciso se destacar.
De acordo com a fotógrafa de arquitetura e interiores Renata Salles, "na era digital, a imagem tem um peso muito grande, e nos negócios isso não é diferente". Segundo a MDG Advertising, cerca de 63% dos consumidores online acredita que uma imagem de qualidade tem mais relevância do que um conteúdo escrito. Além disso, fotografias e vídeos também são os conteúdos que mais geram engajamento nas redes sociais.
Um bom retrato corporativo também é importante para gerar credibilidade ligada à imagem do profissional. Na foto, a arquiteta Luciana Gibaille.
Um bom retrato corporativo também é importante para gerar credibilidade ligada à imagem do profissional. Na foto, a arquiteta Luciana Gibaille.
Alguém que esteja buscando um profissional para projetar ou reformar um ambiente dificilmente vai se sentir atraído por fotos de baixa qualidade.
O profissional de interiores está diretamente ligado à qualidade estética, cuidado com detalhes e aparência. Não transparecer isso por meio dos registros dos seus trabalhos poderá entregar para o cliente em potencial uma sensação de descuidado. Ainda de acordo com a fotógrafa, "o cuidado na forma como o profissional se apresenta nas redes sociais vai trazer também o cuidado e o nível de qualidade do seu trabalho".
"Muitas vezes o primeiro contato de um cliente com um profissional vai ser através das mídias sociais, e as impressões dele vão ser geradas através do perfil (...) eu sempre faço uma pergunta para os profissionais: se você entrasse no seu Instagram hoje, você contrataria o seu serviço com base no que você vê ali? Você confiaria no seu trabalho?", diz Renata. Para a fotógrafa, se a resposta for "não", é o momento do cliente rever de que maneira está apresentando o seu trabalho para seus clientes.
É importante haver fidelidade entre o serviço entregue pelo profissional e a forma como isso é retratado e entregue nas redes sociais. Na foto, projeto de Leandra de Conto.
É importante haver fidelidade entre o serviço entregue pelo profissional e a forma como isso é retratado e entregue nas redes sociais. Na foto, projeto de Leandra de Conto.
Muitos dos profissionais fazem registros cotidianos das suas obras, projetos e entregas, realizando uma cobertura dessas etapas nas redes sociais. Esse tipo de conteúdo é muito relevante e gera confiança, mostrando a transparência no trabalho do profissional. A fotografia profissional vem para finalizar esse processo, gerando credibilidade para os arquitetos e designers.
Segundo a fotógrafa, isso porque boa fotografia de ambiente vai analisar além da luz e enquadramentos. Todo ambiente projetado considera a personalidade de quem vai viver ou utilizar aquele espaço, a interação das pessoas dentro daquele espaço. Uma foto ideal vai buscar entender e captar os diferenciais e particularidades de cada projeto, além de estudar o alinhamento e produção do espaço, valorizando as linhas e a composição.
Para além de um registro e divulgação de um projeto, o investimento em imagens profissionais gera valor agregado ao trabalho, colaborando para uma melhora de posicionamento do profissional dentro do mercado. Publicações em anuários e revistas também exigem registros de qualidade do trabalho, afinal um bom projeto, aliado a um bom fotógrafo, garante ainda mais sucesso para o resultado.

Uma nova forma de viabilizar fotos e vídeos dos projetos

Contratar um fotógrafo profissional, no entanto, é um investimento, porém o profissional e os parceiros do projeto verão os resultados. Como uma forma de viabilizar e facilitar essa contratação, o ArqDecorClub, clube paranaense de benefícios e relacionamento para arquitetos, engenheiros, designers, lojistas e empresas de decoração e construção, incluiu na sua lista de experiências para resgate dos pontos de fidelidade mais de 10 serviços de fotografia e vídeo de obras, ambientes e retrato corporativo.
Para a fotógrafa "uma boa foto de ambiente é aquela que você consegue sentir a atmosfera do espaço mesmo só visitando com o olhar". Projeto de Leandra de Conto.
Para a fotógrafa "uma boa foto de ambiente é aquela que você consegue sentir a atmosfera do espaço mesmo só visitando com o olhar". Projeto de Leandra de Conto.
O cadastro de profissionais na ferramenta de negócios é gratuito. Clique aqui para fazer o seu! Qualquer dúvida pode ser esclarecida por contato no WhatsApp aqui.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!