Tecnologia

ArqDecorClub

Tours virtuais são alternativas para manter a aproximação com o público durante o isolamento

Ana Hübner, especial para HAUS
09/09/2020 11:00
Thumbnail

A recente viralização de alguns sites de expedições virtuais se explica pela necessidade de se ter contato com outros lugares e serviços, nesse momento em que a recomendação é ficar em casa e evitar aglomerações | Reprodução / Roca Cerámica

Embora recursos como o Google Street View já permitissem explorar diversos territórios por meio da representação virtual, com fotos 360º, tecnologias ainda mais sensoriais têm trabalhado com experiências aproximadas das presenciais.
Basta ter um dispositivo com conexão à internet e a possibilidade de visitar qualquer lugar do mundo, da mesa do escritório, se torna real.
Basta ter um dispositivo com conexão à internet e a possibilidade de visitar qualquer lugar do mundo, da mesa do escritório, se torna real.
Para além do entretenimento, diversos serviços precisaram migrar ou expandir para o online, seja abrindo ou aprimorando portais, e-commerces e serviços digitais. Assim, lojas e empresas de diversos ramos enxergaram a necessidade de manter a aproximação com seus clientes e elaborar alternativas que garantissem segurança e engajamento simultaneamente, como aconteceu com a Roca Cerámica.
Embora algumas lojas de móveis, decoração e construção já permitissem que o cliente fizesse um conhecimento do interior da loja virtualmente com a ferramenta do Business View, a Roca Cerámica, empresa parceira do ArqDecorClub, inovou na forma de garantir uma experiência positiva aos profissionais do ramo. De acordo com Angélica Cruz, analista de marketing da Roca Brasil Cerámica, a empresa de revestimentos viu necessidade de poder continuar a apresentar seus materiais para profissionais e clientes, mesmo diante do isolamento social.
Durante a apresentação é possível conversar com a profissional responsável, fazendo questionamentos e tirando dúvidas a qualquer momento – fator que fez a arquiteta Camila Bigolin se interessar pelo evento: "quando vamos nas lojas temos muita informação, então às vezes precisamos ouvir mais de uma vez e estar em contato com o representante para tirar dúvidas (...)".
Segundo a analista de marketing da marca, a aceitação dos participantes têm sido ótima. É o que confirma o arquiteto Fábio de Aguiar. Fábio nunca havia participado de uma apresentação de showroom online, até o evento realizado pelo clube e pela Roca no último dia 31.
Roca faz a apresentação por videoconferência do showroom da loja, que foi escaneado em formato de imagens em 360º, garantindo aos convidados o conhecimento dos lançamentos das marcas Roca Cerámica e Incepa de 2020.
Roca faz a apresentação por videoconferência do showroom da loja, que foi escaneado em formato de imagens em 360º, garantindo aos convidados o conhecimento dos lançamentos das marcas Roca Cerámica e Incepa de 2020.
Para o arquiteto, apesar da ausência da sensação tátil, a experiência de poder conhecer o showroom de dentro do próprio escritório, em um horário que normalmente seria dificilmente possível estar presente pessoalmente, foi válida e bastante positiva. "Estamos buscando nos adaptar a novos formatos e nossa percepção (...) acredito que a grande sacada do momento é otimizar nosso tempo e aproveitar todas as possibilidades que antes não tínhamos o costume de usar", declara.
De acordo com um estudo do Instituto IPSOS, fichas de pesquisa com fotos e um tour virtual têm o dobro de probabilidade de gerar interesse, por isso é uma grande aposta para as marcas. No entanto, agora o desafio é tornar a vivência tão imersiva quanto uma ida presencial aos estabelecimentos.
Os tours virtuais da Roca Cerámica estão acontecendo mensalmente, e o próximo já está marcado para 28 de setembro. Também podem ser marcadas datas para visitas virtuais individuais ou pequenos grupos. Caso tenha interesse em participar, ou em conhecer online alguma outra loja do ArqDecorClub envie uma mensagem para o whatsapp ou redes sociais do clube.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!