Arquitetura

10 arquitetas e designers mulheres que você tem de seguir no Instagram

Luan Galani
08/03/2016 12:00
Thumbnail
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a HAUS preparou uma seleção exclusiva de 10 arquitetas e designers mulheres que você tem de seguir no Instagram. Elas são referências no design, arquitetura, decoração e paisagismo, e têm muito a nos ensinar.
Confere aí! Para ficar por dentro de tudo que rola no universo da arquitetura, do design e da decoração, gruda também no nosso perfil do Instagram. É @gphaus.
1-Patrícia Urquiola
A espanhola Patrícia Urquiola é arquiteta formada pela Universidade Politécnica de Madrid e pela Universidade Politécnica de Milão. Considerada a designer da década pelas revistas alemãs Home e Häuser, Patrícia desenvolve produtos para as mais renomadas marcas de móveis e decoração do mundo, como Kartell e Moroso. Sua marca registrada é um design contemporâneo sempre em reinvenção.
2-Paola Lenti
Italiana de Alessandria, Paola Lenti primeiro se dedicou aos Estudos Clássicos, antes de se mudar para Milão, estudar na Universidade Politécnica de Milão e começar a trabalhar como designer gráfica e diretora de arte para empresas do mundo da moda e da decoração. Na década de 1940, decidiu começar a produzir suas próprias criações. Hoje a marca que recebe seu nome é uma referência internacional no mundo do design, com peças que aliam tradição e tecnologia, referências contemporâneas e toques retrô.
3-India Mahdavi
India Mahdavi nasceu no Irã, mas cresceu no mundo. Estudou arquitetura e design na Escola de Belas Artes de Paris e, nos Estados Unidos, trabalhou por anos como diretora artística de Christian Liaigre. Hoje mora e trabalha em Paris. É reconhecidamente uma das principais profissionais do setor, com produtos e projetos supercoloridos, plurais e elegantes.
4-Zaha Hadid
Zaha Hadid é uma das referências máximas da boa arquitetura contemporânea feita no mundo. Em 2004 foi a primeira mulher a levar para casa o Pritzker, uma das maiores honrarias da arquitetura internacional. Apesar de ainda dividir opiniões, a arquiteta iraquiana de 65 anos e fã confessa de Oscar Niemeyer continua a levantar construções de cair o queixo, com a linguagem forte, ousada e sinuosa que lhe é peculiar.
5-Andrea Macruz (nolii)
A brasileira Andrea Macruz é arquiteta formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, com mestrado em Arquitetura Biodigital na Universitat Internacional de Catalunya (ESARQ-UIC), em Barcelona. Trabalhou em Paris com o arquiteto italiano Massimiliano Fuksas e expôs trabalhos em diversos eventos internacionais, como o Salone Satellite 2014. É conhecida por empregar recursos da computação gráfica para criar peças inspiradas na natureza.
6-Bonnie Ashley (e Neil Downie)
Os designers australianos Bonnie Ashley e Neil Downie mexem com floricultura, arte, móveis e design. Não à toa são um dos estúdios de design da Austrália mais populares. Sua marca: padronagens e cores vibrantes, desenhos florais e frequentes toques da cultura local, sempre com produção manual. Estão baseados em Melbourne e com produtos à venda em algumas das mais renomadas lojas do mundo, como Anthropologie, Bloomingdales, Le Bon Marche e Liberty.
7-Elora Hardy
A norte-americana Elora Hardy é a mestre dos bambus. Filha de um dos joalheiros mais famosos de Nova York, decidiu abandonar tudo para construir casas e outras estruturas de bambu na Indonésia. Hoje é diretora criativa do projeto Ibuku e lidera um time altamente especializado de artesãos, arquitetos, engenheiros e arquitetos que levantam estruturas surreais a partir do bambu.
8-Kristine Five Melvaer
A designer norueguesa Kristine Five Melvær é um talento em ascensão da escola escandinava de design e decoração. Ela adora explorar o potencial dos materiais e, cada vez mais, colabora com diversas marcas europeias. Uma de suas obras prima são os vasos, luminárias e porta velas da norueguesa Magnor Glassverk. Coleciona diversos prêmios, entre eles o Prêmio Riedel e o Prêmio Nova Design de Designer Nórdico do Ano de 2013.
9-Denise Yui, Julia Rettmann e Marina Smit (Selvvva)
Criada pelas arquitetas Denise Yui, Julia Rettmann e Marina Smit, a Selvvva projeta e executa espaços de bem-estar com suportes para plantas e objetos de decoração funcionais, elegantes e autênticos. Elas fazem o casamento perfeito entre design de produto, design gráfico, paisagismo e cenografia.
10-Kazuyo Sejima (SANAA)
Delicada, precisa e fluida. Assim é a arquitetura traçada por Kazuyo Sejima, que trabalha em parceria com Ryue Nishizawa no escritório SANAA, um dos mais importantes da atualidade. Embora Kazuyo não tenha uma conta no Instagram, sua presença nesta lista se faz obrigatória. Seus trabalhos podem ser vistos por meio da hashtag que recebe seu nome. Ela valoriza a interação de suas construções com o entorno por acreditar que os prédios são como montanhas que nunca devem perder suas conexões naturais com o meio. Sua obra mais aclamada é o Centro de Aprendizado Rolex da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

 

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!