Arquitetura

11 passos para construir uma casa totalmente sustentável

Luan Galani
02/08/2018 15:29
Thumbnail

Foto: Ana Gabriella Amorim/Divulgação | Ana Gabriella Amorim

Não existe receita para criar uma casa sustentável. Tudo vai depender do seu grau de comprometimento com a ideia de impacto mínimo sobre o planeta, como lembram os arquitetos Diogo Moro da Cunha e Fabrícia Itiberê da Cunha, que fizeram de sua casa em Santa Felicidade uma bandeira da construção com baixo impacto ambiental. “É dormir sem peso na consciência. O investimento inicial foi cerca de 20% mais caro que uma obra comum, o que a longo prazo se paga financeiramente e em qualidade de vida”, asseguram os arquitetos.
Apesar de ser impossível levantar um edifício 100% sustentável, visto que sempre há emissão de gás carbônico para produzir ou transportar todos os materiais e tecnologias de que precisamos, ainda assim é possível e esperado que diminuamos o impacto a um mínimo aceitável, como desmistifica a arquiteta Silvana Laynes de Castro, que leciona arquitetura bioclimática na Unicuritiba.
De acordo com a ONG internacional Global Footprint Network, se todo o mundo vivesse como nos Estados Unidos, seriam necessários 3,9 planetas Terra. “Fica claro, portanto, que precisamos mudar, ou não teremos um futuro”, sentencia o arquiteto Luiz Reis. Para reverter esse cenário, os especialistas concordam: uma das soluções mais efetivas é se voltar para o emprego de mão de obra e de materiais da região da construção, sem virar as costas para a tecnologia. O que garante menos desperdício e menos emissão de CO2 durante a vida da casa.

Confira abaixo em detalhes como construir uma casa sustentável

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!