Feicon 2022

Arquitetura

13 novidades em tecnologia e sustentabilidade na construção civil

Luan Galani*
30/03/2022 00:33
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Feira vai até sexta-feira (1º), em São Paulo | Divulgação

Até sexta-feira (1º), a capital paulista sedia a 26ª edição da Feicon, a principal feira do setor construtivo brasileiro, que reúne mais de 700 marcas expositoras no pavilhão do São Paulo Expo.
HAUS percorreu a Feicon nesta terça-feira (29) e traz aqui os principais lançamentos do mercado da construção.

Rendas brasileiras mais fáceis de limpar

A Kapazi lança uma coleção de trilho de mesa - também conhecido como caminho de mesa - que imita as rendas brasileiras de crochê. Com uma identidade que parece saída das agulhas da vovó, são três versões fofíssimas com manutenção facilitada, uma vez que as peças são produzidas em PVC. É passar um pano úmido e está limpo!
A marca também traz dois novos padrões para suas toalhas de mesa de plástico, que também se inspiram nas tramas nostálgicas, explorando motivos florais em dourado ou em branco.

Casa de cerâmica pronta em quatro dias

A feira traz uma casa feita em cerâmica de 50 m2, padrão dos programas habitacionais, construída em apenas quatro dias. O feito foi possível graças à união de eficiência construtiva, energética e tecnológica - e acarreta redução de custos e de desperdício de materiais.
“Utilizamos o sistema de alvenaria estrutural racionalizado com blocos cerâmicos. Com isso, diferente das construções tradicionais, não temos cortes de parede, já que levamos os sistemas elétricos e hidráulicos embutidos na execução da obra, tudo acontece conforme o planejamento”, explica Paulo Manzini, diretor de desenvolvimento de negócios e idealizador e coordenador do projeto.
Parte da casa de cerâmica instalada na feira - e construída em quatro dias.
Parte da casa de cerâmica instalada na feira - e construída em quatro dias.
Participam da iniciativa as marcas Dinâmica, Ecomix, Tessa, Sika, Inbuilt, Granilux, Cinexpan, Atimaki e displays de startups que atuam com tecnologia, como Smart sky, Dod, SGP+, AX4B, Ambar, Go Time Lapse e Techonologys.
Segundo a professora de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, Izabella Valadão, que é também produtora de conteúdo oficial da Feicon, a cerâmica oferece inúmeras vantagens para a construção civil. “A cerâmica vermelha, por exemplo, além de ter um excelente isolamento térmico, é um produto muito versátil e um dos mais antigos usados na construção civil do Brasil e do mundo. Não sai de moda e está sempre se reinventando e se ajustando às evoluções normativas e tendências arquitetônicas, a exemplo dos jardins verticais, alvenaria aparente e vazada [cobogós]”, defende.

Portas personalizadas

A Pormade, referência nacional na produção de portas de madeira, lança opções que podem ser personalizadas com qualquer imagem por meio de impressão digital. É a linha Boutique, para expressar a personalidade do consumidor ao máximo. Com isso, a porta ganha destaque no ambiente com fotos ou estampas. Arquitetos e designers conhecidos, como Léo Shehtman e Jóia Bergamo, ajudaram na criação da coleção. Algumas dessas portas fazem parte da cenografia desta edição do Big Brother Brasil.

Prego líquido e embalagem verde

A Vedacit dá destaque para o prego líquido, um tipo de resina adesiva de base acrílica de alta performance que cola as mais diversas superfícies secas e molhadas de forma quase instantânea. A substância também é popularmente conhecida como monta e cola, fixa tudo, cola tudo, entre outras.
A marca também apresenta uma nova embalagem padrão para seus produtos: uma caixa de papelão retangular. A escolha visa reforçar o comprometimento da empresa para com a sustentabilidade. Essa nova versão utiliza 80% menos plástico em sua produção.

Lixadeira mágica

A Atlas Powertech traz um produto que encanta qualquer um que sabe que lixar uma superfície pode fazer uma bagunça danada dentro de casa. A peça, lançada há três meses, mas apresentada ao grande público só agora, consiste em uma lixadeira elétrica - disponível em diversos tipos, como circular, roto-orbital e telescópica - com saco coletor que captura o pó sem necessidade de aspirador.
Outras características são: punho ambidestro, dupla isolação elétrica, troca rápida de escovas, 7 velocidades, proteção removível para lixar cantos e iluminação de LED.

Chopeira inteligente

A marca gaúcha Antonow desenvolveu a Minia, a primeira chopeira inteligente do Brasil, que dispensa o cilindro de gás para funcionar. É portátil e bem fácil de usar. Ela foi projetada para o consumidor não se preocupar com a instalação e operação graças às suas tecnologias inteligentes.
Como os barris de chope já vêm pressurizados da indústria/cervejaria, a empresa desenvolveu a tecnologia inovadora auto-pressure, que consiste em um sensor de pressão digital e automático que faz o equilíbrio entre a pressão que já há no barril e a quantidade extra de ar que precisa ser injetada para a extração do chope.

Manta para isolamento acústico

Várias são as marcas que apostam em mantas para isolamento acústico entre pavimentos. Uma delas é a Armacell, cujo produto pode reduzir a transmissão de ruído de impacto em até 29 dB no ambiente.

Nova linha de luminárias de alta performance

A Bronzearte LLUM lança novas linhas decorativas e produtos com recursos tecnológicos voltados para automação e eficiência energética. “Trouxemos novidades na linha de produtos em alumínio, tanto aqueles com pintura eletrostática quanto em novos perfis com foco em decoração e que chegam para atender uma demanda muito latente do mercado: a de iluminação linear. Além disso, temos também novos produtos inteligentes focados em automação e controle por Wi-Fi. Já na divisão profissional, nossa linha PRO, apresentamos luminárias de alta performance e eficiência energética para ambientes industriais dimerizáveis - sistema que permite controlar a intensidade de brilho - com 150 lumens por watt”, explica Marcello Kolanian, diretor da empresa.

Desenvolvimento de startups da construção civil

O Grupo Vellore, empresa paranaense que administra as marcas Foxlux e Famastil, apresenta sua mais nova empresa, a Vellore Ventures, que atuará no desenvolvimento de startups de tecnologia aplicada à construção civil de forma sistemática, até esses negócios atingirem rodadas de investimento série B ou C. Para isso, oferecerá recursos administrativos, jurídicos, de vendas, financeiros e tecnológicos, além de inseri-las em uma rede global de networking.

Placa solar acionada por Wi-Fi

A Heliodin apresenta duas soluções com tecnologia Wi-Fi. A primeira é o Aquecedor Solar Heliodin PRO. Com o sistema, é possível controlar o equipamento à distância e a temperatura em tempo real. Além disso, sua engenharia resulta em maior produção de energia, permitindo a redução drástica da área necessária de coletores solares. Já a Bomba de Calor Aquadin Connect também é possível acionar e desligar, programar o timer e realizar o autodiagnóstico sem a necessidade de estar próximo ao equipamento.

Isolamento térmico

A Thermo-Iso, fabricante de soluções para cobertura e fechamento, refrigeração, sala limpa, fachadas, isolação térmica e acústica, apresenta painéis ideias para a construção de câmaras frias. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um modelo fiel ao de um supermercado, sentir na pele a temperatura de 0°, e conhecer toda a eficiência dos isotérmicos.

Gôndola digital

A Juntos Somos Mais, maior clube de benefícios da construção civil, que tem como sócias a Votorantim Cimentos, a Gerdau e a Tigre, quer incentivar o fomento à tecnologia. Por isso seu estande conta com uma gôndola virtual, em que os visitantes podem conhecer mais sobre os produtos das marcas parceiras de uma maneira interativa por meio da leitura de objetos compostos por etiquetas RFID (Radio Frequency Identification), que tem um microchip.
“Será que a tecnologia que já vemos hoje em outros setores do varejo, como vestuário, com provadores virtuais e uso de realidade aumentada, chegará também na construção civil?”, anima-se o executivo Fábio Viegas, Chief Loyalty Officer da Juntos Somos Mais.

Tinta antibacteriana com efeito de dois anos

A Tintas Leinertex mostra uma tinta que reduz até 99% dos micro-organismos na parede por até dois anos após a aplicação, além de oferecer boa resistência e baixo odor.
*O jornalista viajou a convite da Feicon.

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