Arquitetura

Casarão de 145 anos do Armazém Santo Antônio ostenta arquitetura europeia original

HAUS
06/03/2016 22:00
Thumbnail

O casarão centenário abriga há 15 anos o restaurante Armazém Santo Antônio, e brilha no cenário de Curitiba pela arquitetura bem preservada. Fotos: Naideron Jr. e Marcelo Kreling/Armazém Santo Antônio/Divulgação | Naideron Alvaro Quincozes Junior

A casa centenária que abriga o restaurante Armazém Santo Antônio há 15 anos brilha no cenário de Curitiba. O diferencial da construção do São Francisco é a arquitetura europeia original bem preservada, que foi potencializada pela recente revitalização do espaço frontal, com deque ampliado e nova decoração. A iniciativa foi dos proprietários Giuliano Hahn, Katiana Giarola e Paulo Castor.
A casa começou a ser construída em 1870 pelo recém chegado Cristian Osternack. O oleiro alemão colocou em prática as técnicas artesanais que conhecia de Hamburgo e deu vida à construção que mescla características de casas rurais e edificações urbanas. O que rendeu o tombamento pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Curitiba.
A edificação é toda feita com tijolos maciços produzidos pela mão do próprio Osternack, que guardam em sua composição pedras oriundas de riachos da região. Os vidros e o assoalho de madeira também resistiram e são os originais de 145 anos atrás.
A escada que leva ao sótão foi construída como peça única e é outra das raridades da casa. A estrutura do telhado também impressiona pelo minucioso trabalho sem pregos, feito em sistema de tesouras verdadeiras. Sem poupar capricho, Osternak ainda se deu ao trabalho de adicionar à cobertura da casa uma biruta com o ano da fundação da morada.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!