Arquitetura

Hospital holandês cria espaço para sessões de quimioterapia ao ar livre

HAUS
11/03/2016 08:00
Thumbnail

Refúgio de madeira e vidro tenta melhorar o ambiente de cura durante as sessões de quimioterapia. Fotos: VANDERSALM-aim/Milad Pallesh/Divulgação | MP

O Hospital Tergooi, da pequenina cidade holandesa de Hilversum, anunciou recentemente um pavilhão onde pacientes em tratamento de câncer podem fazer sessões de quimioterapia ao ar livre. O projeto oferece um conceito revolucionário por levar em conta o ambiente de tratamento no processo de cura e por transportá-lo para o lado de fora.
A estrutura foi concebida em madeira de carvalho e vidro para potencializar a interação dos pacientes com a natureza, um fator chave na recuperação dos pacientes, como reconhece atualmente a medicina contemporânea. Os assentos privativos são inspirados na tipologia de uma cadeira de praia e reforçam o conforto psicológico do refúgio. O projeto é do escritório de arquitetura local Vandersalm-aim.
O piso se estende desde um dos ambientes tradicionais de tratamento até o pavilhão, conectando o espaço ao hospital com uma continuidade seca e segura.
O pavilhão inclui também soluções para atrair fauna e flora locais, como caixas para ninhos e refúgios de inverno para aves e morcegos.
As plantas cultivadas no local foram escolhidas a dedo para fornecer néctar, sementes e frutos para diversas espécies de borboletas, abelhas e pássaros.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!