Arquitetura

2017: ano de Reação Urbana em Curitiba, sucesso de brasileiros e obras monumentais pelo mundo

HAUS
27/12/2017 13:39
Thumbnail

Criação do movimento Reação Urbana marcou 2017. Em 2018, o movimento seguirá trabalhando para a requalificação urbana da região do Vale do Pinhão. Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo. | FERNANDO ZEQUINAO

Todo fim de ano é um momento de recapitular o que passou, o que marcou o ano e como lembraremos do período. E de 2017, o que fica? No campo da arquitetura, urbanismo, design e decoração, HAUS elencou 12 grandes momentos e iniciativas que terão reflexo em 2018. Confira!

Por uma cidade melhor

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Este ano marca o nascimento do Reação Urbana, movimento que está agitando a cidade e batalhando em todas as frentes possíveis com a iniciativa pública e privada para fomentar a revitalização do Vale do Pinhão, região que abraça parte do Rebouças e do Prado Velho. A iniciativa, que nasceu com HAUS, a Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) Reurb e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), mal começou e já está rendendo bons frutos. A antiga fábrica das ceras Canários vai ganhar prédios futuristas, a navegação no Rio Belém está mais perto de se tornar realidade, os antigos barracões do açúcar Diana viraram o mais novo parque urbano da cidade, a quadra da Ambev no Rebouças vai abrigar o Centro de Artes do Rebouças. Para participar ou saber das próximas novidades, que serão muitas em 2018, basta entrar no nosso site e acessar a aba Reação Urbana.

Curitiba na cabeça

Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, acredita que Curitiba é referência em inovação no Brasil. Foto: Pedro Ribas/SMCS/Divulgação
Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, acredita que Curitiba é referência em inovação no Brasil. Foto: Pedro Ribas/SMCS/Divulgação
Curitiba foi anunciada agora no finalzinho do ano como a capital latina das cidades inteligentes. Com o novo status, vem também o gigantesco evento Smart City Expo, que acontecerá de 28 de fevereiro a 1º de março, pela primeira vez no Brasil. Todas as cidades que receberam o evento sofreram um impacto muito grande no desenvolvimento, com a visita de empresas que são referência tanto na área de tecnologia quanto na de smart cities. Agora vai de Curitiba aproveitar a oportunidade.

Donos do mundo

Os irmãos Fernando e Humberto Campana, referência máxima do design brasileiro, participaram do No Sofá da HAUS, realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON). Fotos do evento e primeiras imagens da mostra exclusiva, Irmãos Campana , que inaugura no Museu Oscar Niemeyer. Foto: Reprodução
Os irmãos Fernando e Humberto Campana, referência máxima do design brasileiro, participaram do No Sofá da HAUS, realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON). Fotos do evento e primeiras imagens da mostra exclusiva, Irmãos Campana , que inaugura no Museu Oscar Niemeyer. Foto: Reprodução
Os irmãos Fernando e Humberto Campana, mundialmente conhecidos como referência máxima do design brasileiro, fizeram da capital paranaense sua segunda casa neste ano. Abriram a maior exposição de suas carreiras no Museu Oscar Niemeyer: 130 criações dispostas em ambientações temporárias de 1,5 mil m² com curadoria de Consuelo Cornelsen. Nesse vai e vem, estiveram com HAUS por duas vezes. Em conjunto com o Museu Oscar Niemeyer, que celebrou 15 anos de existência, também organizamos um bate-papo exclusivo com os designers, quando discutimos suas obras, carreiras, e seu mais recente desejo de se concentrar na individualidade de cada um.

Entre os melhores do mundo

Fotos: Denilson Machado/Meliá Hotels International/Divulgação
Fotos: Denilson Machado/Meliá Hotels International/Divulgação
Dois gigantes da hotelaria brasileira fazem parte da lista dos 41 melhores hotéis urbanos do mundo de 2017, de acordo com seleção da Wallpaper, famosa publicação internacional de design e arquitetura. Os dois hotéis estão no Rio de Janeiro, a cidade brasileira mais visitada pelos turistas: o Emiliano, em Copacabana, e o Gran Meliá, em São Conrado. Os dois hotéis cariocas têm muito em comum. Além das estadias luxuosas, contam com plantas amplas e projetos arquitetônicos assinados por nomes de peso, como Arthur Casas e Oscar Niemeyer. Nos ambientes internos, os destaques ficam por conta de obras de arte, peças de design e soluções contemporâneas, como jardins verticais.
Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Hotel Emiliano, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

De olho no patrimônio

Além de trazer todas as novidades do universo de decoração, arquitetura, design, paisagismo, imóveis, futuro das cidades e urbanismo, HAUS também começou a se debruçar sobre a questão do patrimônio cultural. O que se provou uma decisão valiosa. A Casa Erbo Stenzel, considerada por especialistas a casinha de madeira mais emblemática de Curitiba, pegou fogo, e foi precipitadamente demolida pela Prefeitura de Curitiba, como apurou a reportagem. O caso agora está na Justiça, com o prefeito Rafael Greca (PMN) respondendo por improbidade administrativa. HAUS também acompanhou a primeira reunião do primeiro Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que poderá tombar mais de 600 imóveis da cidade. Alguns já estão em estudo. Por último, mas não menos importante, nossa equipe tem dedicado atenção à vinda do novo Angeloni ao terreno do antigo Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro, o que rendeu inclusive a criação de um movimento civil a favor de um parque municipal.

Oito décadas de um gênio

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Pai da Curitiba moderna, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner completou 80 anos no último dia 17 de dezembro em plena atividade criativa. À frente da administração municipal no início dos anos 1990, ele inaugurou obras como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, que deram a cara da Curitiba do cartão-postal. Sem espaço na cidade, atualmente direciona suas ideias de inovação urbana para o projeto do “Centro Novo” de São Paulo, da gestão João Dória (PSDB), e diz não ter abandonado o projeto de desenvolver um veículo pequeno a partir de materiais recicláveis.

No “Olimpo” do design

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um paranaense está na seleta lista dos 100 melhores designers e arquitetos do mundo. Nascido no interior do estado e radicado em São Paulo, o arquiteto Guilherme Torres é o único latino americano a entrar na seleção da Coveted Magazine, respeitada referência internacional em design e arquitetura. Conhecido por projetos ousados, criativos e multidisciplinares, o Studio Guilherme Torres apresenta trabalhos que vão do design de interiores ao gráfico e visual, além da edição de livros. Neste ano, o estúdio ganhou uma filial internacional, instalada em Nova Iorque.

Gigante silenciado

Foto: Pixabay/Reprodução
Foto: Pixabay/Reprodução
Depois marcar a passagem das horas por 157 anos, o relógio Big Ben ficará sem emitir suas famosas badaladas pelos próximos quatro anos. O silêncio do gigante londrino teve início em 21 de agosto e se deve à obra de restauro que será realizada na Torre Elizabeth, como forma de proteger os trabalhadores do barulho ensurdecedor. Construída em 1856, a torre mede 96 metros e abriga todo o mecanismo do relógio. O sino principal pesa 13,7 toneladas e é acompanhado de outros quatro sinos, que soavam a cada 15 minutos.

Arquitetura monumental

Foto: Ossip van Duivenbode/MVRDV
Foto: Ossip van Duivenbode/MVRDV
Projetos superlativos marcaram a arquitetura mundial neste ano. Na China, a nova biblioteca pública de Tianjin tem cerca de 34 mil m² de área coberta por estantes do piso ao teto. São mais de 1,2 milhão de livros e uma arquitetura impressionante, assinada pelo escritório holandês MVRDV. Nos Emirados Árabes, o novo Museu do Louvre de Abu Dhabi tem na cúpula de 180 metros de diâmetro, formada por oito camadas vazadas de metal, seu principal destaque. Projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o museu abriu as portas em novembro, mesmo período em que foi acusado de ter utilizado trabalho escravo em suas obras.
Louvre Abu Dhabi. Foto: Divulgação
Louvre Abu Dhabi. Foto: Divulgação

Capital mundial do design

MAAT, Lisboa. Foto: Bigstock
MAAT, Lisboa. Foto: Bigstock
A revista inglesa Wallpaper elegeu Lisboa como a melhor cidade do mundo quando o assunto é design. Entre as justificativas para a escolha, está o projeto do novo edifício do Museu Nacional do Coche, assinado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha em parceria com o arquiteto português Ricardo Bak Gordon. A abertura do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado por Amanda Leveteno, e o novo Terminal de Cruzeiros, de João Luís Carrilho da Graça, também foram destacados pela publicação, referência mundial em arquitetura, arte, moda e design.

Papel de parede da moda

A união da moda e da decoração resultou em projetos ousados em 2017. Disputada pelas celebridades, a estilista Martha Medeiros trouxe as padronagens das rendas feitas à mão de seus vestidos para a coleção exclusiva de papéis de parede que assinou para a empresa paranaense JVN, em parceria com a York, gigante norte-americana do setor. Falando em vestidos, eles também estiveram presentes no desfile que a JVN organizou para a festa de lançamento do Anuário HAUS 2017. Nele, oito modelos confeccionados com papéis de parede da marca surpreenderam os convidados e destacaram a criatividade e o trabalho dos estilistas convidados.

Agora é que somos nós

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
O Anuário HAUS entrou em sua terceira edição em 2017 e se consolidou como o principal case de profissionais do mercado de decoração, design e arquitetura do Paraná. Com 47 escritórios do setor, bateu recorde de participação. Vida longa a todos nós!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!