Arquitetura

3 formas diferentes de aproveitar a sacada ou varanda

HAUS
13/08/2018 20:20
Thumbnail

Foto: Julia Ribeiro/Divulgação

A varanda ou sacada pode se tornar o coração social da casa. O primeiro passo é decidir qual a sua necessidade: um jardim para virar seu cantinho de descanso, uma extensão da sala para receber os amigos e aproveitar os dias de sol, ou um espaço privativo para observar o skyline e apreciar a vista?
A arquiteta, paisagista e designer Denise Barretto compartilha alguns segredos para te ajudar a montar o espaço dos seus sonhos na varanda ou na sacada.

Repleta de verde

Foto: Julia Ribeiro/Divulgação
Foto: Julia Ribeiro/Divulgação
No caso de um apartamento na cidade, como é o exemplo do projeto localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, Denise fez questão de incluir muito verde para trazer a atmosfera de um refúgio. A varanda se torna aconchegante devido à variedade de espécies em todos os cantos, como ficus lyrata, filodendros, palmeiras chamaedoreas, pata de elefante, clusias, evônimos e buxus, que escondem a imensidão da cidade.
Portanto, para quem busca uma inspiração, a dica é adaptar os tamanhos, assim como as espécies de plantas ou flores para cada varanda, ou incluir os jardins verticais, para ganhar espaço. O importante é manter o contato com a natureza.

Integrada

Uma qualidade importante da varanda é a possibilidade de união com outros cômodos da casa como living, cozinha ou sala de jantar, que facilita na hora de receber convidados. Ainda no caso do projeto Itaim Bibi, a varanda de 40 m² foi desenhada para ser integrada à sala de estar. Quando abertas, as portas aumentam significativamente a área útil do ambiente, possibilitando receber até 25 pessoas.
Outro projeto que exemplifica esta característica é um apartamento localizado no bairro Campo Belo, também na capital paulista. Nele, há integração entre living, sala de jantar, espaço gourmet e varanda com churrasqueira, todos com localização estratégica, o que aumenta a interação entre os convidados e o proprietário.

Contemplação

Partindo para quem tem uma casa de campo e busca um ar bucólico, a arquiteta também apresenta um projeto localizado em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Com uma vista privilegiada, em que a integração entre o quarto do casal e a varanda (200 m² no total) trouxe intimidade e calmaria.
A arquitetura natural da residência, construída com muita madeira, aumentou o clima de aconchego. A cor turquesa foi escolhida para alegrar a decoração da varanda, e ao mesmo tempo criar harmonia com os suaves tons de azul que compõem os elementos do quarto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!