MON está de aniversário! Conheça detalhes e curiosidades do projeto histórico

Museu Oscar Niemeyer celebra 16 anos nesta semana. Originalmente projetado para ser uma escola, em 2002 envolveu mais de 600 operários em sua construção e dividiu opiniões sob o governo de Jaime Lerner

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

por HAUS*

compartilhe

Em novembro de 2002, mais de 600 operários trabalharam em três turnos para entregar uma obra ambiciosa que gerava críticas e aclamações na mesma intensidade – a do Novo Museu, atualmente Museu Oscar Niemeyer (MON), que nesta quarta-feira (22) completa 16 anos. Hoje o museu, que é o maior da América Latina, é um sucesso unânime.

Na análise do professor de arquitetura Paulo Chiesa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o anexo é arrojado, e possui uma forma instigante, o que gera esse destaque na paisagem urbana. “Por isso, tornou-se um marco referencial incorporado pelos cidadãos e visitantes. Ele tem a marca de seu autor: é singular; é bonito; provoca vertigem; incita ao sonho; emociona. Poucas obras públicas hoje em dia propiciam esse tipo de experiência.”

museu-oscar-niemeyer-15-anos-construcao (8)

Foto: Gazeta do Povo/Arquivo

O projeto foi feito por Oscar Niemeyer em 1967 para ser a sede do Instituto de Educação do Paraná. A obra, no entanto, foi inaugurada somente em 1978 como Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, e acabou funcionando como sede de secretarias de estado até 2002, quando foi destinada a um novo museu no governo de Jaime Lerner. A obra custou US$ 14 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões).

CONSTRUÇÃO MUSEU OSCAR NIEMEYER - ARQUIVO 1967 - CURITIBA - VIDA E CIDADANIA - Foto durante contrução do Museu. Foto: Shido Ogura

Registro da construção do museu em 1967. Foto: Shido Ogura

Tudo foi feito em tempo recorde: cinco meses de obra. Além do trabalho intenso dos operários, o fato de a estrutura do prédio estar intacta e de a proposta inicial ter sido ousada para a década de 1960 ajudou os arquitetos da equipe. “Inicialmente, parecia um grande pardieiro por conta das divisórias improvisadas. Mas, assim que visitamos o local, notamos que com pequenas modificações a transformação seria possível”, relata o arquiteto Marcelo Ferraz, que participou da empreitada.

museu-oscar-niemeyer-15-anos-construcao (5)

Foto: Gazeta do Povo/Arquivo

“O museu pulsa com a cidade”, avalia o arquiteto espanhol Andrés Jaque, que esteve recentemente em Curitiba para participar da exposição Arquitetura para Curitiba.

A vocação para ser um centro educacional, que poderia também cumprir uma função de inserção social na educação,  ainda pode ser observada no MON, segundo o espanhol. O espaço grandioso com sua estrutura aberta poderia abrigar, sim, uma escola sem divisão de classes. “Durante a visita, imaginávamos que todas as crianças de Curitiba pudessem vir a esse colégio. Especulamos se o projeto de Oscar Niemeyer não teria sido mesmo por ele calculado para que todas as crianças um dia passassem por ali, como um grande ponto de encontro da cidade”, diz.

CONSTRUÇÃO MUSEU OSCAR NIEMEYER - ARQUIVO 1967 - CURITIBA - VIDA E CIDADANIA - Foto durante contrução do Museu. Foto: Shido Ogura

Detalhe da construção do museu na década de 1960. Foto: Shido Ogura

 

Café do MON está de cara nova e celebra identidade brasileira por meio do design

 

8 recomendações para você