Arquitetura

Conheça quatro projetos para a Curitiba do futuro

Luan Galani e Eloá Cruz
30/12/2015 00:00
Thumbnail

Ilustração conceitual do arquiteto Abrão Assad: ele aposta em uma cidade menos subterrânea e mais voltada para transportes de superfície, que possam integrar Curitiba à RMC. Foto: Abrão Assad/Divulgação

Que cidade queremos daqui uns 20 anos? Diversos escritórios de arquitetura se debruçaram sobre essa mesma pergunta a convite da HAUS. Apesar de propostas tão diferentes entre si, fica claro no conceito inicial de todos os projetos o desejo e a necessidade por uma Curitiba mais humana. Feita para aquele cidadão que caminha e quer vivenciar a cidade.
Em resumo, trata-se de reocupar os espaços públicos: torná-los menos ociosos, explorar o potencial das ruas para criar mais interação entre as pessoas, transformá-los em áreas de estar (não encarar apenas como áreas de passagem) e diminuir a importância do carro. Essas características foram adotadas por diversas cidades europeias há muito tempo, mas somente agora encontram ressonância por essas bandas.
Confira a seguir quatro ideias que podem transformar nossa cidade. Algumas foram criadas para o projeto Diver.cidade: um olhar de amor para Curitiba, concebido por Consuelo Cornelsen, e outras são fruto do desafio que a HAUS lançou para pensar a cidade do futuro.
O futuro está na superfície
Foto: Abrão Assad/Divulgação
Foto: Abrão Assad/Divulgação
É nisso que acredita o arquiteto Abrão Assad, urbanista que construiu parte da Curitiba como a conhecemos hoje, e que concebeu todo o fechamento da Rua XV de Novembro há mais de 40 anos. “Paremos de ser tatu. Vamos enterrar só fios e postes”, brinca. Para Assad, a implantação do metrô subterrâneo é ultrapassada. “O custo é muito alto para um transporte viário que não compensa.” A opção seria um transporte de superfície que interligasse Curitiba a todos os polos de crescimento da RMC.
Caminho da permanência
Foto: Estúdio 41/Divulgação
Foto: Estúdio 41/Divulgação
A calçada é o “calcanhar de Aquiles” de Curitiba. E foi por aí que o Estúdio 41 decidiu se enveredar, apesar de terem pensado principalmente na revitalização da Rua Barão do Serro Azul. Motivo: a via pública é um local importante para o convívio dos cidadãos, e a ideia de pavimentação propõe o resgate do espaço público do pedestre. Com exceção dos trechos com petit-pavé histórico, a nova calçada seria um piso homogêneo de pedras portuguesas pretas, com um caminho branco mais próximo da rua. Os bancos seriam retroiluminados e os postes teriam apenas 2,3 metros.
Riqueza em acolher
Foto: Slomp e Busarello/Divulgação
Foto: Slomp e Busarello/Divulgação
A Praça 19 de Dezembro, que homenageia a emancipação política do Paraná, foi o alvo das ideias de Slomp e Busarello Arquitetos. A sugestão foi fazer a praça dar um grande abraço no entorno por meio de um espiral luminoso no solo. Além do restauro das peças centenárias, haveria um anel interativo espelhado, banquetas e mochos, e um espaço para apresentações. “É estimular adrenalina na cidade. Mas isso só acontece se tivermos um projeto de cidade, independentemente de quem esteja no poder”, frisa o arquiteto Orlando Busarello.
Praça é lugar de gente
Foto: Grifo/Divulgação
Foto: Grifo/Divulgação
Os arquitetos da Grifo Arquitetura propõem fazer das praças novamente um espaço de estar, e não mais um estacionamento de ônibus. A proposta consiste em um estudo para readequar as linhas amarelas que passam pelo centro, unificando algumas delas e desafogando as praças. Dessa maneira a Travessa Nestor de Castro, que hoje é pouco atrativa para pedestres devido ao tráfego intenso e à implantação do terminal, poderia ser parcialmente fechada, religando a Tiradentes ao Largo da Ordem e permitindo uma boa convivência com outros modais.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!