Lançamento imobiliário

Arquitetura

Novo residencial no Bigorrilho terá álamos monumentais e jardins de cura

Luan Galani
04/05/2022 20:52
Thumbnail

Praça Álamo do novo residencial de mesmo nome no Bigorrilho, da Monarca Incorporadora, assinada por Benedito Abbud | Divulgação

O bairro do Bigorrilho, em Curitiba, vai ganhar um novo imóvel residencial até agosto de 2023. Será o edifício Álamo, da Monarca Incorporadora, na Rua Dona Alice Tibiriça, 358, com destaque para o paisagismo exuberante de Benedito Abbud, um dos nomes mais ilustres do setor no Brasil.
O empreendimento terá duas torres e apartamentos de 131 a 271 m² privativos, de 3 e 4 suítes, com projeto arquitetônico da Baggio Schiavon Arquitetura. Abbud revela que o imóvel pode ser considerado um refúgio urbano e que o projeto vai dispor de álamos gigantes, jardins de cura para relaxamento e colmeias de abelhas nativas sem ferrão, tudo para contemplar os cinco sentidos.
“Fala-se muito em salvar o planeta, mas não adianta fazer isso se o homem acabar com ele. É preciso ter uma visão conjunta e equilibrada de três esferas: sustentabilidade ambiental, social e pessoal. De um ponto de vista pessoal, se não estamos bem, também não podemos ajudar o outro”, avalia o paisagista, que teve seu projeto aplaudido no MIPIM 2019, um dos maiores eventos internacionais do mercado imobiliário, realizado em Cannes, na França.

Decorado

A Monarca acaba de inaugurar o decorado do empreendimento, com cerca de 160 m², assinado pelo escritório Ana Letícia Virmond Arquitetura. São ambientes amplos, bem arejados e iluminados, com predomínio de tons cinzas, off-white, preto e amadeirados, e formas arredondadas que parecem abraçar os visitantes.
Suíte do decorado da incorporadora Monarca
Suíte do decorado da incorporadora Monarca

O que são jardins de cura?

Desde a década passada os healing gardens têm sido objeto de diversos estudos. “Eles verificaram que pacientes de hospitais que tinham mais contato com a natureza, que saíam para tomar sol, sentir a brisa, ver a água, tinham uma recuperação mais rápida do que aqueles que ficavam reclusos”, defende Abbud.
Mais tarde, o termo evoluiu para o conceito de biofilia (ato de viver entre o verde e a natureza, sobretudo, nas grandes cidades). “Curitiba se encaixa muito bem neste perfil, e os maiores escritórios de arquitetura do mundo utilizam esse conceito”, declara o profissional.
Living do decorado
Living do decorado
Quanto à árvore Álamo, que dá nome ao empreendimento da Monarca, Abbud revela que não foi uma escolha aleatória, sendo uma planta que provoca a sensação de monumento, em razão de sua verticalidade. “Como tem uma forma colunar, o Álamo emoldura a paisagem sem excluir a visão do cenário externo”, define.

Tipos de jardins

Já na praça de entrada o público irá se deparar com jabuticabas que, além de serem espécies nativas, estimulam também o paladar. Neste cenário, estão presentes também as plumerias rubras, conforme detalha Abbud.
Espaço gourmet integrado com o living do decorado
Espaço gourmet integrado com o living do decorado
“Trata-se de uma vegetação de jasmim manga, que exala um aroma delicioso no fim da tarde. Acrescentamos as cerejeiras para dar uma cor e também homenagear o povo japonês, tão importante no Paraná. O projeto tem ainda pitangas e capim dos Pampas, que fazem um belo efeito quando balançam com o som do vento”, descreve.

Veja mais imagens do decorado do Álamo:

Banheiro da suíte principal do decorado
Banheiro da suíte principal do decorado
Um dos quartos do decorado
Um dos quartos do decorado
Adega é um dos destaques do living do decorado
Adega é um dos destaques do living do decorado
Corredor principal do decorado
Corredor principal do decorado
Quarto feminino do decorado
Quarto feminino do decorado

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!