Arquitetura

De forma impressionante, aldeia fantasma é dominada pela natureza

HAUS
11/06/2018 21:15
Thumbnail

Aldeia abandonada se transformou em ponto turístico na China. Foto: AFP

O desenvolvimento acelerado da China devastou boa parte das florestas do país. Mas na aldeia abandonada Houtouwan, a 140 quilômetros de Shanghai, a natureza retomou seu espaço perdido.
Foto: AFP
Foto: AFP
O vilarejo, que chegou a abrigar uma comunidade de cerca de 3 mil pescadores em mais de 500 casas, foi quase totalmente abandonado até meados da década de 1990. Hoje, atrai turistas que anseiam conferir de perto as ruínas encapadas pelo verde.
Foto: AFP
Foto: AFP
Foto: AFP
Foto: AFP
A aldeia é localizada na ilha de Shengshan, no leste da China, e foi estabelecida em 1950 pela comunidade pesqueira. A medida que a pesca e o próprio país se desenvolveram, o porto de Houtouwan perdeu relevância, e as imensas embarcações passaram a utilizar portos maiores. Além disso, o difícil acesso ao local dificultou o abastecimento da ilha, motivando a migração das famílias.
Foto: AFP
Foto: AFP
Houtouwan se tornou praticamente um vilarejo fantasma. De acordo com o New York Post, apenas cinco pessoas vivem na vila atualmente, com seus cães que vagam pelas casas vazias.
Foto: AFP
Foto: AFP
No ano passado, autoridades chinesas passaram a limitar o acesso dos turistas a apenas algumas partes da cidade, além de cobrar uma entrada de 50 yuan (cerca de R$30).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!