Arquitetura

Chileno Alejandro Aravena é o vencedor do Pritzker 2016

Gazeta do Povo*
14/01/2016 15:36
Thumbnail

Arquiteto foi o primeiro chileno a ganhar a honraria. Foto: Cristobal Palma/Divulgação

O arquiteto chileno Alejandro Aravena é o ganhador do Pritzker 2016, a mais importante premiação da arquitetura internacional, considerada o “Oscar” da arquitetura. Primeiro arquiteto chileno e quarto latino-americano a receber a honraria, Aravena tem como marca registrada a arquitetura com viés social.
No anúncio foi feito na quarta-feira (3), em Chicago, por Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, patrocinadora da premiação, ele ressaltou o papel de Aravena na busca por um maior engajamento social na arquitetura.
“Ele foi pioneiro na prática colaborativa, que produz obras poderosas de arquitetura e também aborda os principais desafios do século 21. Seu trabalho dá oportunidade econômica para os mais necessitados, atenua os efeitos dos desastres naturais, reduz o consumo de energia e cria espaços públicos acolhedores. Inovador e inspirador, ele mostra como a arquitetura pode melhorar a vida das pessoas”, afirma.
Facultad de Matematicas de Santiago, Chile. Crédito: Divulgação
Facultad de Matematicas de Santiago, Chile. Crédito: Divulgação
Os projetos têm o suporte de seu próprio escritório, o Elemental, formado por seus quatro sócios Gonzalo Arteaga, Víctor Oddó, Juan Cerda e Diego Torres.
A preocupação com as cidades e seus moradores é marcante no trabalho de Aravena e seus parceiros, que foram os responsáveis pela reconstrução de Constituición, cidade chilena atingida por um terremoto de 8,8 graus da escala Richter e, posteriormente, por um tsunami. Os cidadãos foram ouvidos e com isso, o escritório se propôs a recuperar o local e – melhor ainda – a blindar futuros abalos sísmicos na zona urbana. A equipe desenvolveu um espaço público capaz de dissipar a energia causadora dos terremotos.
Seu escritório projetou ainda mais de 2.500 unidades de habitações de baixo custo social. As chamadas “habitações incrementais” são construções inteligentes, que permitem que o cliente receba um apartamento que pode crescer futuramente de acordo com suas necessidades e possibilidades financeiras.
Facultad de Medicina, Universidade Catolica del Chile, Santiago. Crédito: Divulgação
Facultad de Medicina, Universidade Catolica del Chile, Santiago. Crédito: Divulgação
Outras obras notáveis, como os principais prédios da Universidade Católica do Chile, em Santiago, são dele. Os edifícios são energeticamente eficientes, com espaços iluminados com luz natural e projetados para incentivar o convívio dos usuários.
O prêmio revela um novo rumo do Pritzker, olhando além da beleza e da estética e um momento especial de Aravena. Este ano ele também seráo curador da Bienal de Arquitetura de Veneza, importante evento do setor.
Contente, Aravena comentou sobre a sua premiação. “Olhando para o futuro, o que a gente antecipa é liberdade! O prestígio, o alcance, a seriedade do prêmio são tais que esperamos usar seu impulso para explorar novos territórios, encarar novos desafios, caminhar por novos campos de ação.”
Villa Verde em Constituición, Chile. Crédito: Divulgação
Villa Verde em Constituición, Chile. Crédito: Divulgação
Villa Verde, em Constituición, Chile. Crédito: Divulgação
Villa Verde, em Constituición, Chile. Crédito: Divulgação
Quinta Monroy, Chile. Crédito: Divulgação
Quinta Monroy, Chile. Crédito: Divulgação
Centro de Innovación UC, em Santiago, Chile. Crédito: Divulgação
Centro de Innovación UC, em Santiago, Chile. Crédito: Divulgação
*Com informações  da Agência O Globo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!