Arquitetura

Curitibanos levam o RIBA 2018, um dos principais prêmios de arquitetura do mundo

Aléxia Saraiva
09/05/2018 14:48
Thumbnail

Foto: Aleph Zero/Divulgação | DIEGO CAGNATO

O escritório curitibano de arquitetura Aleph Zero venceu, nesta quarta-feira (9), uma das maiores premiações mundiais da arquitetura: o RIBA International Prize 2018, promovido pelo Royal Institute of British Architects (RIBA). Em 12 anos de existência do prêmio internacional, é a primeira vez que brasileiros são laureados (Paulo Mendes da Rocha já recebeu uma medalha de reconhecimento da instituição, mas fora do prêmio). O projeto premiado é a escola projetada para a Fundação Bradesco em Formoso do Araguaia (TO), assinada pelos curitibanos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes em parceria com o estúdio de design Rosenbaum.
O prêmio é dividido em duas categorias. A RIBA Awards for International Excellence seleciona os 20 melhores novos prédios do mundo. Já a categoria RIBA International Emerging Architect elege apenas um projeto como o melhor da arquitetura emergente. O escritório levou o prêmio nas duas categorias.
Gustavo Utrabo and Pedro Duschenes, founders of Brazilian architecture firm Aleph Zero, are the recipients of the 2018 @RIBA International Emerging Architect award for their project Children Village in Brazil. https://t.co/4b8h3Ylt8X #RIBAIntPrize pic.twitter.com/FYRZvra4RM
— RIBA (@RIBA) 8 de maio de 2018
Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Utrabo comenta que receber tamanho reconhecimento foi importante porque vai além de laurear apenas uma edificação. “Ganhar como escritório emergente de uma instituição tão renomada como o RIBA é muito legal, porque conta mais do que só o projeto: as pessoas têm que olhar para o que a gente está fazendo”, comentou Utrabo.
Para a presidente do Grupo RIBA Awards, Julia Barfield, os arquitetos da Aleph Zero são reflexivos e atenciosos, e estão reinterpretando o uso de recursos naturais que rodeiam a região de uma forma inovadora que promove sustentabilidade econômica e ambiental. “Ficamos impressionados pela maneira com que os arquitetos adotaram a questão de como a arquitetura pode estimular quem a usa, assim como sua comunidade ao redor, em uma região rica em recursos naturais mas pobre em oportunidades, educação e recursos econômicos”, comentou em nota oficial.
Ben Derbyshire, presidente do RIBA, explica que os 20 projetos da categoria International Excellence foram selecionados segundo sua ambição na arquitetura, simplicidade no design e excelência na execução. “[A categoria] é um testamento da amplitude e da qualidade da arquitetura sendo criada no mundo. Essas características são exemplificadas no inspirador projeto da Aleph Zero, para quem estamos felizes em conceder o RIBA International Emerging Architect 2018.”, comenta Derbyshire.

Vencedores

Projetos de 16 países foram contemplados pelo prêmio e apresentam diversas finalidades. Os vencedores incluem uma estação de metrô em Budapeste, uma universidade na China, uma “floresta vertical” em Milão e um chalé na Austrália. Confira a lista completa neste link.
Entre os prêmios que o projeto da Aleph Zero já levou com a escola de Tocantins, estão o ArchDaily Building of the Year 2018, o Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake AzkoNobel e o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura.

Conheça outro projeto inspirador da Aleph Zero

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!