Arquitetura

Amarelada pelo tempo, cúpula do Taj Mahal passa por reformas

HAUS, com AFP
06/10/2016 19:02
Thumbnail

Fotos: Pixabay/Free Images/Wikipedia Commons/Reprodução

A enorme cúpula de mármore branco do emblemático mausoléu Taj Mahal passará por uma limpeza em 2017 para eliminar a camada amarelada de poluição. A informação foi confirmada pelas autoridades indianas, que avisaram que o monumento será cercado por andaimes no próximo ano, mas não divulgaram o período das obras.
A reforma, parte de um programa de obras iniciado no ano passado, pode demorar até seis meses e pretende devolver a este famoso monumento o brilho original de seu mármore branco.
Para realizar a limpeza, a superfície será toda coberta com madeira, que irá absorver as impurezas. Depois a madeira é retirada e o mármore é esfregado suavemente com escovas e água destilada.
O Taj Mahal é um dos maiores monumentos da humanidade. Construído em Agra, na Índia, entre 1632 e 1653, o templo foi levantado para ser um imponente mausoléu que abrigaria o corpo da esposa favorita do imperador Shah Jahan, Mumtaz Mahal, que faleceu durante o parto de seu 14º filho.
Foram necessários 21 anos de trabalho e milhares de operários trabalhando incessantemente, o que custou quase toda a fortuna do imperador. São 17 hectares de jardins, com construções secundárias ao longo do rio Yamuna e o edifício principal todo revestido de mármore branco.
A obra reúne diversos elementos da arquitetura islâmica, hindu e otomana, como cúpulas, que foram costuradas com fios de ouro, minaretes (que são pequenas torres), desenhos em marchetaria e detalhes com pedras semipreciosas, como ônix, lápis-lazúli e turquesa.

LEIA TAMBÉM

11 mudanças no escritório para aumentar sua produtividade

Máquina produz galões de água potável a partir do ar

Vai ter muita cor na decoração de 2017

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!