Tempo Matéria

Arquitetura

André Nacli lança livro de fotografia sobre a domesticação da paisagem e a contemplação

Luan Galani
10/12/2021 13:57
Thumbnail

Livro recém lançado “Tempo Matéria”, da editora Fotô Editorial, reúne registros de André Nacli ao longo dos últimos seis anos. | André Nacli

O empresário e fotógrafo André Nacli lançou na última terça-feira (7) o livro "Tempo Matéria", da editora Fotô Editorial, na galeria Simões de Assis, em Curitiba. A obra reúne registros feitos ao longo dos últimos seis anos por André em lugares ermos e naturalmente selvagens que abordam a relação entre observador e paisagem, as tentativas de domesticação dos territórios e a contemplação advinda desse diálogo.
O local geográfico das fotografias não é fundamental para a pesquisa realizada pelo fotógrafo, mas ele conta que são registros feitos em Curitiba, no litoral e na serra paranaense, e no México, no Peru e no Uruguai.
Capa do livro "Tempo Matéria", de André Nacli.
Capa do livro "Tempo Matéria", de André Nacli.
Além de ser uma peça literária e fotográfica, a obra se destaca também pelo design gráfico com uma parte artesanal de colagens, recortes, serigrafia, tamanho das páginas e lombada aparente.
"A ideia do livro surgiu como uma oportunidade de documentar o trabalho e fechar um ciclo depois de três exposições que fiz nos últimos anos com o curador de fotografia Eder Chiodetto", explica André.
Pesquisa de André Nacli se debruçou sobre paisagens para trazer o espectador para o espaço interior de contemplação.
Pesquisa de André Nacli se debruçou sobre paisagens para trazer o espectador para o espaço interior de contemplação.
"Erigir escadas, muros de contenção e abrigos em meio à várzea é uma tentativa vã de edificar monumentos personalizados. Súplicas da criatura reivindicando para si o direito de ser também o criador. Nacli, com sua percepção aguçada, capta com primor a intriga do homem assentada na polarização entre poder domesticar seu entorno e terminar, inexoravelmente, superado no contínuo do tempo infinito da natureza. Viver, afinal, é construir castelos de areia para que o primeiro movimento da maré os desmorone", avalia Chiodetto em texto do livro.
Além do livro, André também divide uma exposição na Galeria Simões de Assis de São Paulo com o pintor e desenhista paranaense Miguel Bakun (1909-1963). É a "Paisagens Interiores", que pode ser visitada até 18 de dezembro deste ano, com horário marcado, na Rua Sarandi, 113. Em comum, a natureza e a paisagem como centro das obras.
"Um dos pontos em comum é que a pintura do Bakun é introspectiva e melancólica, tem alguma coisa de humanidade, mas é pouco. As cores que usa são mais rebaixadas, com uma luz mais suave. Isso tudo tem uma conversa comigo. Acho também interessante ver como os dois trabalham com a paisagem, como cada um se relaciona com ela", resume André.
O livro pode ser adquirido na Loja do MON e no site da editora.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!