Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Estudo sujeito a alteração de uma das partes internas do residencial ‘blōma’, assinado por Angelo Bucci, da spbr, para a incorporadora L´Espace.
Estudo sujeito a alteração de uma das partes internas do residencial ‘blōma’, assinado por Angelo Bucci, da spbr, para a incorporadora L´Espace.| Foto: L´Espace

Um dos arquitetos mais respeitados da produção contemporânea, Angelo Bucci, que dirige o escritório paulistano SBPR, assina pela primeira vez um empreendimento imobiliário residencial em Curitiba. É o 'blōma', a ser erguido no Ecoville pela incorporadora curitibana L´Espace, que será lançado oficialmente no início do segundo semestre deste ano. A informação foi concedida em primeira mão para HAUS.

O 'blōma' será uma torre única com 30 unidades residenciais, de apartamentos de 110 m² a 150 m², tendo as coberturas e os apartamentos garden uma metragem ainda mais avantajada. O projeto conta também com a colaboração do escritório de arquitetura curitibano Arquea, principalmente nos interiores e no paisagismo.

Siga a HAUS no Instagram

Angelo Bucci é arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Bucci é fundador e diretor do SPBR Arquitetos e já trabalhou como professor visitante em diversas universidades estrangeiras, entre elas Yale, Harvard e o MIT.
Angelo Bucci é arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Bucci é fundador e diretor do SPBR Arquitetos e já trabalhou como professor visitante em diversas universidades estrangeiras, entre elas Yale, Harvard e o MIT.| Divulgação

"O edifício terá um desenho todo diferente, de concreto aparente, muito simples, de uma linha pura, que traz uma elegância escultural", descreve o arquiteto Alexandre Dely, um dos empresários à frente da L´Espace e filho do renomado arquiteto Rafael Dely.

Estudo sujeito a alteração de uma das partes internas do residencial 'blōma', assinado por Angelo Bucci, da SPBR, para a incorporadora L´Espace.
Estudo sujeito a alteração de uma das partes internas do residencial 'blōma', assinado por Angelo Bucci, da SPBR, para a incorporadora L´Espace.| L´Espace

Nova marca da L´Espace

O lançamento imobiliário com um dos nomes mais estelares da arquitetura contemporânea a nível internacional vem para celebrar a nova marca da incorporadora L´Espace, que será apresentada em breve para o mercado. “Fizemos um mergulho nas pequenas rotinas das pessoas para pensar em cada centímetro quadrado dos empreendimentos”, explica Dely. "A gente sempre toma o cuidado para não cair nos modismos ou na vala comum do empreendimentos imobiliários. Estamos fazendo diferente."

O diretor da incorporadora ressalta ainda que o empreendimento participará da cidade, não será fechado nele mesmo, como uma pequena fortaleza. "Aprendi com o urbanismo do meu pai que cada prédio tem que fazer parte da cidade, não ficar entre quatro muros. Tem que proporcionar uma contrapartida para a cidade, deixar aberto na medida do possível", defende Dely.

Alexandre Dely mergulhou em estudos etnográficos longuíssimos para descobrir as novas necessidades dos empreendimentos.
Alexandre Dely mergulhou em estudos etnográficos longuíssimos para descobrir as novas necessidades dos empreendimentos.| L'Espace

Esse mergulho no novo comportamento das pessoas se iniciou com a pesquisa de design “Nova forma de morar”, realizada em 2020 pela Commcepta Design, com a colaboração  do etnógrafo inglês Siamack Salari e da antropóloga americana Natalie Nixon. Foram nove meses de trabalho, que envolveu várias rodadas de entrevistas qualitativas e de observação, destinadas a conhecer em profundidade o perfil do novo consumidor, que se revela menos afeito a modismos e mais atento à segurança, conforto e flexibilidade no uso do espaço de morar.

“O estudo permitiu clarificar e orientar o desenvolvimento dos empreendimentos, com foco nas pessoas e não em tendências de mercado”, observa Romeu Biscaia Machado, diretor de design da Commcepta.

Estudo ainda passível de mudança do L'Espace Verdigris, no Bigorrilho, que é assinado pelo escritório de Marcos Bertoldi.
Estudo ainda passível de mudança do L'Espace Verdigris, no Bigorrilho, que é assinado pelo escritório de Marcos Bertoldi.| L´Espace

Marcos Bertoldi assina outro lançamento

O curitibano Marcos Bertoldi, reconhecido pelos ousados projetos de casas - responsável inclusive por uma das residências mais surpreendentes do Brasil, segundo a Architectural Digest em 2016 -, vai assinar outro lançamento da L´Espace. Será o L'Espace Verdigris, no Bigorrilho.

"Serão 17 unidades distribuídas em nove pavimentos, com apartamentos de 130 m², em que o morador pode escolher desde uma planta super aberta até um espaço mais compartimentado e convencional, com três quartos, por exemplo", explica Dely. Isso faz com que o L'Espace Verdigris seja ideal para famílias com filhos quanto para pessoas solteiras que desejem um loft amplo.

Estudo da fachada do L'Espace Verdigris, no Bigorrilho.
Estudo da fachada do L'Espace Verdigris, no Bigorrilho.| L´Espace

Entre os destaques dessa nova obra de Bertoldi, está a ilusão de ótica proporcionada pelo desenho das laterais do prédio e os detalhes em cobre oxidado que estarão em diversos espaços comuns do edifício.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]