Arquitetura

O antes e depois desta cozinha mostra o poder transformador de uma reforma

Sharon Abdalla
08/01/2019 09:30
Thumbnail

Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios

Não é tarefa fácil para olhos destreinados abstraírem o impacto que um revestimento datado ou instalações desatualizadas causam para enxergar em um imóvel antigo possibilidades de melhoria. A reforma da cozinha assinada pela arquiteta Carolina Portes, no entanto, é um exemplo de como uma reforma bem executada pode transformar um cômodo ou até uma casa inteira e torná-la mais prática e confortável para seus moradores.
O conceito do projeto baseia-se em soluções inusitadas e na otimização do aproveitamento do espaço, sendo a primeira delas a integração do ambiente com as áreas de jantar e estar a partir da abertura da parede, que recebeu uma bancada para refeições rápidas (e que também serve de apoio ao jantar), sob a qual foi instalado um armário sob medida. “Abrindo a parede da cozinha trouxemos mais claridade para o apartamento. A integração era um pedido do casal, que gosta de receber”, explica a arquiteta.
O antes da cozinha, transformada pela reforma. Foto: arquivo pessoal
O antes da cozinha, transformada pela reforma. Foto: arquivo pessoal
Como o imóvel era antigo, com pelo menos 40 anos, as instalações elétricas e hidráulicas foram refeitas. A janela foi substituída por uma esquadria antirruído e o revestimento foi atualizado com a instalação de pastilhas cerâmicas nas paredes e porcelanato no piso (o mesmo aplicado nas demais áreas sociais do apartamento).
O pulo do gato, no entanto, está ‘escondido’ nos detalhes. A porta de serviço foi isolada internamente por um painel de madeira, à frente do qual foi instalada a geladeira. Ao lado dela, um nicho móvel, que compõem a adega, esconde o quadro de luz do apartamento. A antiga dependência de empregados, por sua vez, deu lugar à despensa.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
“O banheiro da empregada virou uma nova suíte no apartamento. O espaço restante do cômodo se transformou na despensa (de 0,8 m x 1 m), com saída para a cozinha e fechada por uma porta de correr com duas folhas em laca, sendo que a segunda delas dá acesso à lavanderia. Isso fez com que fossem necessários menos armários na cozinha”, detalha Carolina.
A obra teve duração de cerca de um mês e orçamento aproximado de R$ 45 mil, incluindo os eletrodomésticos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!