Arquitetura

Antigo resort nazista vai virar condomínio de luxo

HAUS
09/10/2016 21:55
Thumbnail

Fotos: Metropole Marketing/Reprodução

Você moraria ou passaria as férias em uma antiga construção nazista? A questão tem levantado debates calorosos na Alemanha, como mostra reportagem da Business Insider, depois do anúncio de que um antigo resort nazista vai ressurgir como condomínio de luxo.
A construção levantada à beira do Mar Báltico nas ilhas do norte da Alemanha, embora desativada, é até hoje o maior resort turístico do mundo, com 4,3 quilômetros de extensão.
A ideia de projetar a propriedade na ilha de Rügen partiu do próprio Adolf Hitler em 1936, três anos antes do país invadir a Polônia. Mais tarde o local recebeu o apelido de Prora e, depois de pronto, conseguiu hospedar mais de 20 mil pessoas simultaneamente.
De acordo com o historiador Roger Moorhouse, o edifício faraônico foi pensado para abrigar temporariamente operários que trabalhavam na região e um agrado para os integrantes da Gestapo, como um ato pacífico para angariar apoio do povo alemão.
Mas após  início da Segunda Guerra Mundial, a construção de Prora parou. Apesar disso, 4,3 quilômetros foram finalizados ao longo de três anos pelas mãos de 9 mil operários. Ao fim do conflito, o empreendimento foi abandonado.
“As fotos não fazem jus”, defende Moorhouse. “É grande demais. É de longe uma das estruturas mais impressionantes do mundo.”
Em 2013 a incorporadora alemã Metropole Marketing adquiriu a propriedade e agora quer transformar o espaço em um condomínio de luxo com apartamentos permanentes e alguns flats disponíveis somente para o verão. Será o Prora Solitaire Home e o Prora Solitaire Hotel Apartments and Spa.
O novo resort só fica pronto em 2022, mas a incorporadora já está comercializando os apartamentos com valores que variam de US$ 400 mil a US$ 725 mil. Pode parecer longe, mas a construção fica a apenas três horas de carro de Berlim, a capital do país.
A arquitetura no novo residencial seguirá linhas modernistas, bem racionalistas, como a construção original. Todo o projeto de design de interiores será assinado e vai primar por uma estética contemporânea.

Veja mais fotos do empreendimento com passado nazista

LEIA TAMBÉM

Site oferece revelação gratuita de fotos para decorar a casa

Vai ter muita cor na decoração em 2017

Designer paranaense assina ambientes do primeiro iate Armani no Brasil

13 canais do YouTube para quem ama arquitetura

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!