Arquitetura

Acabamentos em destaque: porcelanato e madeira se alternam em apartamento de 410 m²

Guta Brandt*
01/12/2019 11:02
Thumbnail
Estilo contemporâneo, funcionalidade e conforto definem o projeto de reforma deste apartamento de 410 m² em São José dos Campos, São Paulo. A excelente iluminação natural, o mobiliário de linhas retas e o vão livre do living dão ares modernistas ao imóvel, que tem decoração e acabamentos em tonalidades neutras e bastante sóbrias.
Idealizado pelas arquitetas Renata Castilho e Camila Buciani, do escritório paulista RCB Arquitetura, o projeto tinha um grande desafio: esconder os pilares estruturais, presentes em diversas áreas do imóvel, e que estavam mal posicionados, atrapalhando a fluidez do décor. “A solução que encontramos foi revestir todos esses pilares e algumas paredes com madeira freijó. Essa opção também nos ajudou a criar uma porta retrátil para o home theater, que possibilita isolar a área sempre que necessário”, conta Renata Castilho.
Foto
Foto
A madeira freijó também foi incorporada aos demais elementos presentes no living, no home theater e na área gourmet. “Como os painéis são grandes e estão distribuídos em todas as áreas de convivência, optamos por utilizar a mesma madeira nas prateleiras e armários, para não misturarmos tonalidades e texturas de outros tipos de madeira, carregando os ambientes”, aponta Renata.
A cozinha é, sem dúvida, o coração da reforma: ela foi inteiramente integrada ao living, atendendo a um pedido dos proprietários – um casal jovem, que adora cozinhar e receber os amigos em casa. Com cores claras e elegantes – seguindo o estilo do décor de todo o apartamento – a cozinha traz uma grande ilha central, com estrutura aérea em inox para que todos os utensílios estejam sempre à mão. Produzida com o revestimento Dekton, a ilha conta também com uma pia extra, para a lavagem de alimentos durante as preparações e permite que o casal possa interagir com os seus convidados enquanto cozinha. “O Dekton é um tipo de revestimento importado que não mancha e não absorve resíduos, por isso é bastante indicado para cozinhas e áreas com uso intenso”, explica a arquiteta.
O porcelanato de grande formato é uma tendência na arquitetura e também está presente nesta reforma. As placas de tamanho 1,10 m x 1,10 m foram utilizadas em todas as áreas de convivência, trazendo ainda mais integração a todos os espaços. “O revestimento em grande formato valoriza ainda mais o projeto, pois não vemos muitas emendas e amplifica o ambiente”, ensina. Segundo a profissional, é um tipo de revestimento que pode ser utilizado tanto em áreas grandes quanto pequenas.
Este tipo de revestimento também está presente em todo o banheiro da suíte do casal. Em branco com tons de cinza claro, o projeto clean das arquitetas resulta em um ambiente claro e bastante funcional. Já as bancadas espelhadas foram uma alternativa para fugir da monotonia de um banheiro inteiramente branco. “Como há bastante madeira na área social, não quisemos trazer esse elemento para o banheiro também. Optamos pelos móveis espelhados para quebrar o branco do ambiente e não termos excesso desta tonalidade”, explica Renata Castilho.
F
F
O quarto de casal mantém a paleta neutra característica de todo o projeto e traz um toque suave de cor com a poltrona em tom rosa blush. Já a madeira se faz presente no piso, todo feito em cumaru, e a parede revestida com camurça brinca com a textura natural em tom neutro. O ambiente inspira tranquilidade e bons momentos de relaxamento.
*Especial para HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!