Essencial para viver

Arquitetura

Projeto traz mobiliário enxuto e proposta minimalista para apartamento de 580 m²

HAUS
28/12/2020 14:33
Thumbnail
Uma planta ampla, que favorece a integração e o conforto, e peças escolhidas a dedo para proporcionar momentos de descanso e lazer em família. Estas são as bases do projeto assinado pela arquiteta Suelen Parizotto para um apartamento de 580 m², localizado em Curitiba (PR).
A amplitude do imóvel, inclusive, contrasta com a proposta apresentada pela profissional: a de um conceito voltado ao novo morar, destacando "o que é essencial para viver", segundo ela. Assim, os espaços são minimalistas, com mobiliário enxuto, adequado às necessidades de cada ambiente, e com itens de decoração pontuais.
Tal opção também está baseada na proposta de fazer com o que interior da residência não competisse com a bela vista do imóvel. "O cliente pilota, ama ver o céu e estar nas alturas”, conta Suelen.
Outros partidos arquitetônicos do projeto do edifício, assinado por Arthur Casas, também foram explorados no de interiores. Entre eles, destaque para as colunas em concreto aparente, o rodapé invertido e os brises da fachada, além da vegetação das áreas externas, uma vez que as plantas foram desenhadas como residências suspensas.

Cores e materiais

O mármore, que consta no projeto original e reveste as salas de banho, aparece também no painel que recebe a lareira, na bancada da cozinha e na área gourmet. Outro elemento natural, a madeira está presente nos painéis ripados que aquecem a sala de TV e também a suíte do casal, enquanto o linho, a camurça e o couro conferem elegância e conforto aos ambientes.
O mobiliário, todo da Artefacto, destaca as formas arredondadas em poltronas e estofados em tons neutros, um pedido do cliente. A exceção fica por conta do azul marinho, cor preferida do morador, que aparece no sofá e também na poltrona de um dos dormitórios.
Outros pontos de cor ficam por conta das obras de artistas como Eliane Prolik, Ivo Gonçalo, Paolo Ridolfi e Rodrigo Bivar. Já a tecnologia aparece na automatização das persianas externas, no piso aquecido das áreas molhadas e na irrigação automática das floreiras.
“Trouxemos um espaço que oferece extremo cuidado com a segurança, conforto, privacidade e tecnologia para facilitar a rotina cliente”, finaliza Suelen.

Veja mais fotos do projeto!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!