Arquitetura

Apartamento antigo ganha ares modernos em projeto que valoriza o conforto

Guta Brandt*
05/12/2019 10:54
Thumbnail

Foto: Celina Germer | CELINAGERMERRr

Este projeto de reforma começou com um objetivo principal: integrar três salas fechadas. O living, a sala de TV e a sala de jantar – além da varanda – tinham bons tamanhos mas, sem a integração, pareciam espaços pequenos e apertados. O conceito aberto possibilitou aos proprietários do apartamento desfrutar de uma área social de cerca de 70 m², com os ambientes integrados.
O imóvel antigo, localizado em São Paulo, trouxe um desafio para o projeto assinado pelo designer de interiores Henrique Freneda. Ao remover uma das paredes, o profissional descobriu um pilar estrutural. “Este pilar era bastante fino e, já que ele não poderia ser retirado, resolvi fazer com que fosse a cereja do bolo. Engrossamos a estrutura com drywall e fizemos alguns “rasgos” nela, para embutir iluminação de LED. Com isso, o pilar ficou robusto e se destacou no projeto”, conta.
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Outro destaque desta reforma são as diferentes texturas presentes no espaço. Na sala de jantar, o revestimento cimentício 3D combina perfeitamente com o lustre em formato de origami de pássaros, que traz um tom mais clássico e, ao mesmo tempo, mais artístico para a decoração deste ambiente. No lavabo, o 3D do revestimento hexagonal também ganha destaque.
“A casa da gente tem que ficar com a nossa cara. Por isso, acho fundamental que cada projeto tenha a identidade de cada cliente”, ressalta Freneda. Prova disso é a escolha da cor. O azul acinzentado é a tonalidade preferida dos proprietários do imóvel e foi escolhida pelo designer para integrar todas as áreas. “O pilar e as vigas foram pintados da mesma cor das paredes para dar a sensação de que ela está invadindo o espaço”, explica o profissional. O porcelanato na cor cimento queimado contrasta com mobiliário e também ajuda a trazer a sensação de integração às salas e à varanda.
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
O tapete em tom de rosa goiaba e a madeira presente em alguns móveis aquecem e trazem aconchego ao espaço. Além disso, o clima de “jardim urbano” ajuda a relaxar. “Trabalhamos com muito verde e cada cantinho foi pensado para trazer conforto para o dia a dia da família”, destaca Freneda. O paisagismo, assinado por Luciano Zanardo, traz vasos em diferentes alturas espalhados por toda a área social. Além disso, quadros com fotos de jardins assinados pelo paisagista ganharam destaque no living.

Retrofit de mobiliário

Outro ponto alto do projeto é a reforma de alguns móveis que já existiam no apartamento e a manutenção de algumas características que foram mantidas, como as portas originais. “Não quis substituir as portas existentes e, para renová-las, utilizei a mesma cor das paredes. Os detalhes em madeira fizeram com que elas ganhassem destaque, mas sem quebrar a uniformidade da cor”, explica o designer de interiores.
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Para ele, reformar a mobília existente, além de ser sustentável, ajuda a evitar gastos desnecessários e faz com que o cliente se identifique ainda mais com o projeto. Por isso, um móvel que não tinha uma função definida, mas que o cliente queria muito manter, foi totalmente restaurado e virou uma adega. Além disso, as antigas cadeiras e o sofá dos proprietários ganharam cara nova. Este último recebeu revestimento em tom verde esmeralda para fortalecer ainda mais o clima natural do projeto.

Confira outras fotos do projeto:

Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
Foto: Celina Germer
*Especial para HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!