Arquitetura

Apartamento no Bigorrilho disputa título de melhor “apê” do mundo

HAUS
28/01/2018 20:00
Thumbnail

De acordo com o arquiteto, foi possível transformar completamente o ambiente mesmo com limitações físicas e técnicas, além do orçamento limitado. Fotos: Thiago Autran/Reprodução/ArchDaily

Um edifício da década de 1980 no bairro Bigorrilho, em Curitiba, abriga um apartamento que foi totalmente reformado pelo arquiteto Mário Sampaio. O projeto foi escolhido como um dos finalistas da premiação anual do ArchDaily, o Building of the Year, que está em sua nona edição. A ampla residência se destaca, principalmente, pela integração dos ambientes com detalhes em madeira e uso de concreto bruto.
A pedido da proprietária, a planta original do apartamento – com área de 130 metros quadrados – foi mantida, exceto pelo living que foi integrado a um dos quartos, criando uma sala de TV.
As áreas particulares e sociais se articulam através de chapas de compensado multilaminado de madeira clara, que, além de serem responsáveis pelo visual marcante, são funcionais. Isso porque as placas de madeira cobrem as vigas que ficaram expostas após a demolição de duas paredes, uma coluna intermediária e o trilho da porta de correr que isola a área íntima da social. Também abrigam dois armários que foram reaproveitados do apartamento anterior da proprietária e pintados para o novo projeto.
O contraste da madeira com o cimento bruto no piso é observado em toda a casa. No banheiro, o cimento também foi escolhido como material para as paredes e tampos.
Gravuras da moradora foram organizadas em um mural. Vários elementos da casa, como a mesa de centro, plantas e garrafas de vinho, foram herdados do acervo da família, mantidos pela cliente pelo vínculo emocional.

Premiação

Neste ano, o público irá escolher 15 vencedores – um para cada categoria da premiação – entre mais de 3.500 projetos selecionados entre os apresentados no ArchDaily em 2017. O projeto assinado por Sampaio integra a categoria “Apartamentos”, em que outros dez trabalhos brasileiros também concorrem.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!