Arquitetura

Em apenas 38 m² projeto une linguagem contemporânea e retrô

Sharon Abdalla
11/09/2018 13:20
Thumbnail
A composição harmônica entre as linhas contemporâneas e o ar retrô descreve o apartamento projetado pela arquiteta Marcela Madureira para um casal que estava deixando um imóvel de 90 m² por um de 38 m², em São Paulo.
“Eles estavam cansados do trânsito e o marido estava morando fora da cidade, ficando em casa somente durante o final de semana. Então, o casal resolveu se mudar para um apartamento menor, localizado na mesma rua onde ela trabalhava”, lembra a arquiteta. Para que isso fosse possível, eles desapegaram de todos os pertences, pois nada do apê anterior coube no novo projeto, e investiram em um espaço charmoso, que tem na cozinha seu ponto focal.
Fotos: Ana Mello
Fotos: Ana Mello
Com cerca de 15 m², ela ocupa a área antes destinada à sacada, para a qual a planta da construtora já previa instalação hidráulica para pia e churrasqueira. Revestida com ladrilho hidráulico em tons de verde e laranja, que também estão presente na marcenaria e nos eletrodomésticos, ela foi fechada em vidro, o que manteve a vista para o bairro e a luz natural em abundância.
Na sala, um armário (com linhas retas e sem puxadores, o que faz com que se assemelhe a um painel) se estende de ponta a ponta. Setorizado, ele abriga a despensa e serve de apoio para roupas e para a lavanderia, além de receber nichos para a TV, adega, cafeteira e objetos de decoração.
De frente para ele, cobogós brancos fazem a vez de parede na separação entre a sala e o quarto e trazem o ar retrô para o projeto. “Ele é um material leve, com um desenho bonito, que garante privacidade e luminosidade ao quarto”, destaca Marcela. Uma poltrona Charles Eames traz o toque de design ao espaço, enquanto o paisagismo é garantido pela móvel que esconde a condensadora do ar-condicionado, que funciona como horta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!