Arquitetura

Apartamento modular futurístico tem cômodos que se encaixam como Lego

HAUS
29/10/2018 19:30
Thumbnail

Foto: Divulgação

Entre as alternativas possíveis para solucionar o problema da habitação — que vão de casas pela metade a residências feitas com impressoras 3D —, uma das novidades é uma solução sustentável que se parece com peças de Lego. Chamado “Slice” (fatia, em inglês), o apartamento criado pelo arquiteto iraniano Nasim Sehat tem “peças” funcionais do mesmo tamanho que se encaixam conforme a necessidade.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Os módulos são adaptados para funcionarem como chuveiro, banheiro, cozinha, escritório e quarto; além de um módulo vazio para intercalar as funções, formando, no total, oito “cômodos”. A proposta de Sehat — que mora em Xangai e desenvolveu a ideia baseado em hábitos que observa na cidade — é que os Slices sejam reservados online.
O pagamento é calculado com base em uma combinação de tempo de uso, configuração de módulos e uso dos serviços — água, luz e internet. Além disso, serviços de manutenção também são controlados pelo site.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“As pessoas tendem a ter menos propriedades, menos pertences e até menos dispositivos, passando a usar serviços compartilhados. Nós estamos nos aproximando de um futuro em que novas soluções de moradia e de trabalho são necessárias“, explica o arquiteto na descrição do projeto.
Os módulos são destinados a “moradores de cidades modernas”, como profissionais de áreas criativas e freelancers. Os usuários terão a possibilidade de alugar Slices em áreas pré-aprovadas ou em módulos já instalados. Com o avanço do projeto, a ideia é que os apartamentos também possam chegar a áreas rurais, subúrbios e até em meio à natureza, com entrega feita por vans ou drones.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!