Decoração

Arquitetura

Apartamento pequeno de 32 m² encanta pelas soluções sóbrias e inteligentes

Luan Galani
02/06/2021 21:05
Thumbnail

Flat no Panamby, em São Paulo, teve layout todo alterado pelo escritório STAL Arquitetura, comandado pelas arquitetas Alessandra Pinho e Stella Pinheiro. | Fernando Crescenti

Um apartamento de pequenas dimensões, com 32 m², no bairro do Panamby, em São Paulo, conseguiu aparentemente "dobrar sua metragem" em decorrência de escolhas inteligentes do escritório STAL Arquitetura, comandado pelas arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira.
O layout foi todo refeito. Quarto, banheiro, sala integrada com cozinha e home office. “O cliente comprou o flat, como investimento, para locação. Fizemos uma reforma para deixar o espaço o mais aconchegante e funcional possível”, conta Stella.
Apesar da metragem, o apartamento pequeno tem tudo muito bem distribuído, de forma a não pesar os ambientes e não atravancar as circulações.
“O destaque fica por conta do janelão da sala, com uma vista linda, de frente para a entrada, que também colabora muito com a luminosidade e amplitude do espaço”, pontua Stella.
“Nesse projeto, invertemos o layout original, para tomarmos partido da parede maior, onde projetamos a estante com espaço para a geladeira, televisão e mesa de escritório” relata a arquiteta.
Todo o projeto de marcenaria foi desenhado pelo escritório. “Quanto menor o espaço, maior o desafio, e nesse projeto o maior desafio, sem dúvida, foi acomodar tudo o que um apartamento precisa de forma agradável e aconchegante”, reflete Stella.
Na parte da cozinha compacta, o piso ganhou ladrilhos hexagonais e os armários foram pensados na cor verde petróleo e em um amadeirado do mesmo tom da estante principal.
O banheiro ganhou um azul bem vivo e azulejos metrô na área molhada e em metade do restante das paredes.
No quarto, tons mais serenos predominam, como areia, bege e marrom, e destaque para a cabeceira de painel ripado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!