Arquitetura

Pintura de pisos de cerâmica e cimento é opção barata para renovar a casa

Gazeta do Povo
26/11/2015 00:00
Thumbnail

Aprenda a renovar seu piso sem gastar muito. Foto: Pinterest/Reprodução/Blogicasa

Trocar o piso nunca é barato. Mas uma alternativa que poucas pessoas consideram é a pintura de superfícies de cerâmica e concreto, já bastante popular nos Estados Unidos e na Europa. Há no mercado atualmente tintas acrílicas foscas, que são de fácil aplicação, boa cobertura e resistentes à maresia, à abrasão e ao calor e à chuva. Isso sem falar, que há inúmeras opções de cores.
“Pintar o piso é uma forma de renová-lo sem trocar o material. Além de evitar o quebra-quebra, é possível economizar na mão de obra, já que é fácil de pintar”, pontua a gerente de produto da Suvinil, Nara Boari. Em resumo: é uma ótima opção para quem quer reformar sem gastar muito dinheiro.
Se gostou da ideia, veja o passo a passo para a pintura de pisos de cerâmica ou cimento.
Passo a passo
1-Antes de começar a pintura, é necessário checar se há rachaduras, furos ou pedaços quebrados. Se houver, rejunte de azulejo ou massa acrílica podem ser utilizados para o devido reparo. Depois disso, o piso deve ser lixado para que a superfície fique lisa para receber a tinta.
2-Tintas acrílicas foscas são mais indicadas pela aderência e secagem rápida. Lembre de proteger os limites das superfícies que não serão pintadas com fita-crepe.
3-Aplique de duas a três demãos da tinta com o rolo para cobrir completamente a área. No caso do piso cerâmico, aplique antes uma cama de epóxi, para criar uma base aderente para receber a tinta.
4-Pronto! Piso revitalizado.
Veja a diferença que uma pintura no piso faz na decoração. Foto: Pinterest/Kellysmoonlight.blogspot/Divulgação
Veja a diferença que uma pintura no piso faz na decoração. Foto: Pinterest/Kellysmoonlight.blogspot/Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!