Arquitetura

Aproveite o feriado para redescobrir a Rua XV com 12 curiosidades arquitetônicas

Equipe HAUS*
14/04/2017 17:00
Thumbnail

Aproveite o fim de semana e faça um passeio demorado pela Rua XV. As surpresas históricas e arquitetônicas valem a pena. Foto Antônio More / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Há quem faça o caminho correndo para chegar em um compromisso, pegar o ônibus ou não se atrasar para o trabalho. Mas o calçadão da Rua XV pode surpreender quem se permite passear pelos petit-pavé com um pouquinho mais de tempo. Os imóveis históricos, os prédios emblemáticos e o planejamento da região fazem parte da história de Curitiba.
Para ajudar você a conhecer e reconhecer a arquitetura da capital listamos 12 pontos curiosos destacando histórias e detalhes.

1 – Paisagismo na Osório

Mesmo o pedestre mais ocupado ou distraído nota a imensidão verde que abraça a praça, uma das mais arborizadas da cidade. São 400 árvores plantadas nos 12.700 m². “Hoje são 46 espécies, na maioria palmeiras, cássias e guapuruvus”, explica Giovando Romani, do departamento de Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A praça tem ainda dois canteiros plantados com as flores da estação, além de gramados e canteiros com heras embaixo das árvores.
Registros históricos do IPPUC e da Fundação Cultural de Curitiba indicam que a preocupação com a estética da Osório vem de longa data. Entre 1900 e 1907 foram plantadas as primeiras árvores alinhadas, enquanto que os canteiros elevados vieram em 1913.
As referências francesas, principalmente ao movimento art nouveau – estilo marcado pela decoração elaborada e formas curvilíneas ou sinuosas –, são de 1914. A praça ganhou um chafariz, com estátuas de sereias e de um cisne trazidos da França, sem contar o petit-pavé de rosácea paranista (com pinhões nas laterais), baseado no desenho de Lange de Morretes.

2 – Relógio da Boca

O relógio, que por anos ficou conhecido como “a hora oficial” de Curitiba, foi instalado na Boca Maldita em 1914, mas só começou a funcionar realmente em 1918. Isso porque o mecanismo da peça, encomendado da Alemanha, só chegou a Curitiba depois da Primeira Guerra. Reza a lenda que o relógio vive atrasando.

3 – O “gigante” mais famoso da cidade

O edifício Tijucas é sem dúvida um dos prédios mais emblemáticos da cidade. A localização (bem na frente da Boca Maldita) e as incontáveis histórias dos moradores e frequentadores da galeria de mesmo nome, transformaram o endereço em uma referência.
Apesar da popularidade, pouco se sabe sobre a história do prédio construído em 1958. Os registros em arquivos públicos são escassos. Não existe versão oficial nem informação sobre quem o construiu.
Com 31 andares, o Tijucas tem sua maior expressão na verticalidade. Na Curitiba do fim dos anos 1950 a estrutura surgiu como um monstro, um marco na paisagem.

4 –  Edifício Asa

O nome peculiar vem das iniciais da construtora responsável pelo empreendimento: Aranha S.A. (ASA). Completado em 1954, o prédio é tido como a primeira habitação da capital paranaense a associar espaços comerciais e residenciais. Cravado no centro da cidade, com saídas para a Praça Osório, a Rua Voluntários da Pátria e a Alameda Dr. Carlos de Carvalho, o edifício reúne 22 andares e 414 unidades, entre lojas e residências e pode ser visto quase de qualquer ponto do calçadão.
Do ponto de vista arquitetônico, o prédio guarda características modernistas, como a clareza estrutural com as colunas circulares e as esquadrias discretas, e, ao mesmo tempo, não abandona elementos da art decó, como a moldura de algumas janelas, o padrão geométrico do piso, os ornamentos do corrimão e das paredes.

5 – Colunas de ferro

Elementos marcantes do estilo eclético, as colunas de ferro fundido estão presentes em inúmeros imóveis ao longo do calçadão. É só prestar atenção aos detalhes para perceber o ornamento nas fachadas. Elas têm inscrições da fundição Mueller Irmãos que as criava no fim do século 19.

6 – Movimento paranista

Herança do Movimento Paranista, das décadas de 1920 e 1930, a exposição de  símbolos como o pinhão estilizado nas fachadas refletia a preocupação com a construção de uma identidade regional. Para o arquiteto e professor Key Imaguire Jr e o historiador da Fundação Cultural de Curitiba Marcelo Sutil, o prédio mais representativo deste movimento é  um sobradinho no calçadão da Rua XV. “A construção dele é anterior ao período do movimento, mas foi reformado em 1932, no auge do paranismo”, conta Sutil.

7 – Janelas neogóticas

O prédio que sedia uma agência do Itaú, na esquina com a Monsenhor Celso, tem estilo neogótico – tendência do período eclético – e foi construído em 1893. A marca aparece, principalmente, no formato ogival das janelas.

8 – Detalhes de art noveau

Construído em 1912, o prédio que abrigou a loja de tecidos Casa Louvre é dos poucos exemplares do art noveau no Paraná. O restauro do imóvel, feito recentemente pela arquiteta Maylin Ling, deu mais visibilidade aos detalhes arquitetônicos. Vale um olhar mais demorado.

9 – Uma porta com história

Entre os casarões mais representativos na última parte do calçadão esta o de número 423. Construído em 1921 em estilo art decó, o edifício abrigou por vários anos a tradicional Livraria Ghignone. Do conjunto, o que não passa despercebido é a imponente porta de entrada.

10 – Prédio tradicional dos Correios

Por fim, já em frente a Praça Santos Andrade, é claro que o prédio neoclássico da Universidade Federal chama a atenção de todos, mas não deixe de observar a “Correio Velho”, primeira agência oficial de correios e telégrafos de Curitiba, construída em 1934, em estilo moderno. Ela teve o restauro concluído no início deste ano.

11-Edifício de Rubens Meister

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
No cruzamento entre a XV e a Av. Marechal Floriano, em frente a um painel de Poty Lazzarotto, está localizado um edifício de esquina projetado por Rubens Meister, responsável pelo Teatro Guaíra. É possível perceber semelhanças com outras obras do engenheiro, como os pilares em cruz que também estão na Rodoferroviária, de sua autoria. “Outra marca de Meister é o uso dos materiais crus, ele não tenta escondê-los”, apontam os profissionais do Lona Arquitetos. O recuo, obrigatório pelo Plano Massa para ampliar a área do pedestre, e o pé-direito alto para acomodar comércio no térreo também se fazem presentes.

12-Quatro edifícios interessantes

Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Adiante, no cruzamento com a Rua Barão do Rio Branco, quatro imponentes se encaram, cada um em uma ponta a esquina. Três edifícios art-déco de frente para um eclético. Um deles é a antiga sede do Clube Curitibano, com uma marquise de quase dois metros. Em frente, outro com a estética tem uma loja da Tim no térreo, com muita geometria e verticalização. “Nesse é legal perceber a apropriação do edifício: cada andar optou por um tipo de grade. Umas são horizontais, outras, verticais”, ressalta Macedo.
Ao virar para o sentido oposto da XV, outro edifício art-déco mostra como o concreto armado permitiu o aproveitamento das esquinas e a brincadeira volumétrica. Todos os três “encaram” o prédio eclético da outra esquina, com mais ornamentos e a inscrição da data de construção: 1926.
*Daliane Nogueira, Luan Galani; Eloá Cruz, Camila Neves, Mariana Domakoski, Geanine Ditzel, especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!