Arquitetura

Arábia Saudita vai inaugurar hotel em área considerada Patrimônio Mundial pela Unesco

HAUS
12/12/2016 11:56
Thumbnail

Crédito: Wendell Burnette Architects/Divulgação

A Arábia Saudita vai construir um hotel bem próximo ao sítio arqueológico de Madain Salih, considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
O projeto de autoria do escritório norte-americano Wendell Burnette Architects já foi aprovado pela Comissão Saudita para o Turismo e a Herança Nacional e deve começar sua construção muito em breve.
Conhecidos pela monumentalidade de suas obras arquitetônicas, dessa vez o projeto surpreende pela simplicidade, escala reduzida e respeito ao local histórico, que guarda algumas construções do século 1 antes de Cristo esculpidas na rocha.
Batizado de Mirage, o hotel quer imitar uma miragem no meio do deserto, mas sem chamar atenção.
Como escrevem os arquitetos responsáveis pelo projeto: “Nossa arquitetura pretende desaparecer no meio das rochas, como uma construção anônima de sílica na planície de areia, com uma geometria simples, tranquila e humilde”.
Por também ser de pedra, sem nenhum tipo de vidro, o hotel evitará qualquer reflexo indesejável para não alterar a paisagem.
E toda a decoração foi pensada para transformar o local em um refúgio dos sonhos: sem sons da cidade, somente música tradicional tocada por alguns poucos instrumentos típicos da região, incensos e fogões ao ar livre.
Pela manhã, os hóspedes serão acordados pelo som da água, que começará a correr pelos reservatórios e canais para aguar as árvores frutíferas das dependências do hotel.
Todos os quartos ficarão no entorno de uma grande praça em comum, mas cada instalação individual também terá seu próprio campo privado, com flora abundante, pássaros e abelhas na Primavera, e vista privilegiada do deserto.

LEIA TAMBÉM

Decore sua mesa de Natal com itens garimpados a partir de R$ 19

Morre uma das mais brilhantes mulheres do design europeu

15 ideias criativas para aproveitar o espaço que fica embaixo da escada

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!