Arquitetura

Arquiteta desenvolve elevador sustentável movido a pedalada

HAUS
10/07/2017 14:40
Thumbnail

Movido a pedaladas, o Vycle é uma alternativa limpa aos elevadores convencionais. Foto: Divulgação

A arquiteta Elena Larriba criou um projeto de “elevador individual” que funciona a pedaladas. É o simpático Vycle, uma estrutura muito parecida a uma bicicleta que, em vez de se movimentar na horizontal, movimenta-se na vertical.
De acordo com Elena e seu companheiro de equipe, o engenheiro Jon Garcia, o projeto foi pensado para acompanhar o desenvolvimento urbano contemporâneo. “Conforme a migração urbana cresce, nossa necessidade de cidades verticais cresce junto. Estima-se que, em 2025, a China terá construído 50 mil novos arranha-céus.” Esse aumento no número de grandes edifícios serviu de motivação para um meio de transporte vertical novo, seguro e sustentável.
Comparando pedestres a escadas e veículos motorizados a elevadores, Elena e Garcia perceberam que não havia equivalência para a bike no caso dos transportes verticais. O plano era criar uma opção intermediária. Uma solução que ficasse entre o grande esforço requerido pelas escadas e a grande quantidade de energia exigida pelos elevadores.

Pedalando e subindo – ou descendo

“O Vycle é um sistema que permite que as pessoas pedalem para cima ou para baixo de modo divertido e sem esforço. Um sistema movido por movimentos circulares contínuos”, explica o site da marca. Esse sistema é composto por uma coluna em que está encaixada uma espécie de bicicleta. Quando pedala para a frente, o usuário faz com que essa bicicleta suba pela coluna. Pedalando para trás, a estrutura desce.
Os pedais movimentam o pequeno “elevador” por meio de um sistema de engrenagens muito parecido ao de uma bicicleta. “Assim, o usuário pode decidir quanto esforço quer fazer para subir ou descer.” Para esse efeito, Elena e Garcia equilibraram o sistema com contrapesos. Isso faz com que o único peso a ser superado é o do próprio usuário. Os criadores do projeto dizem acreditar que, com poucas adaptações, o modelo poderia ser usado em prédios residenciais e comerciais. “Em um ambiente de escritórios, o Vycle reforça a importância crescente dos trabalhadores para as áreas comuns, edifícios ecológicos e estacionamentos de bicicletas.” Além disso, também poderia ser usado do lado de fora das construções, quase como um elevador particular.
Outra das vantagens mencionadas pelos idealizadores é o estímulo à prática de exercício físico. Um dos vídeos de divulgação acompanha uma personagem fictícia desde a infância até a velhice. O vídeo mostra como o Vycle poderia ser usado em cada uma das fases da vida humana.
Em edifícios corporativos, o sistema oferece mais uma alternativa para demonstrar a importância de cada trabalhador. Imagem: Divulgação
Em edifícios corporativos, o sistema oferece mais uma alternativa para demonstrar a importância de cada trabalhador. Imagem: Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!