Arquitetura

Arquitetura

Arquiteto faz maquetes de obras arquitetônicas icônicas para enquadrar e decorar ambientes

Luan Galani
14/08/2020 21:40
Thumbnail

Maquete de Jorge Felix do Edifício Louveira, de São Paulo, com parte em desenho técnico. Foto: Facebook/Reprodução/Jorge Felix

Já pensou em ter um recorte de uma maquete de alguma obra arquitetônica de referência para decorar sua casa ou escritório? O arquiteto paulistano Jorge Felix, 43 anos, tem feito muito sucesso desde que decidiu trocar sua atuação em escritórios de arquitetura pela produção de maquetes artísticas sob encomenda.
"Trabalhei por mais de 20 anos na área de edificações, obras e interiores. Em 2018, passei por uma crise profissional. Comecei a avaliar o que eu gostava mesmo de fazer. E lembrei que gosto muito de maquetes. E na área de interiores a gente não faz maquete. Tinha aquela vontade guardada", confidencia o arquiteto para a reportagem de HAUS.
Foi a partir de uma pós-graduação em arquitetura comercial que Felix aventou a possibilidade de unir tudo que amava: as maquetes e uma representação gráfica minimalista dos desenhos técnicos dos projetos, transformando-as em uma linguagem artística que faz com que as obras arquitetônicas em miniatura interajam com as diferentes cenas e luzes dos ambientes em que forem colocadas.
O arquiteto e artista trabalha com diferentes escalas, como 1x25 e 1x50, dependendo da obra que será retratada. "Depende bastante da complexidade da maquete. Menor que 1x100 não faço, porque não dá para garantir o detalhamento", explica Felix. "Faço ajustes no desenho técnico, faço uma composição e sigo todas as regras de proporção."
Foto: Pitá Arquitetura/Facebook/Reprodução
Foto: Pitá Arquitetura/Facebook/Reprodução
Diversas incorporadoras, escritórios de arquitetura e escritórios de outras áreas já contrataram os serviços de Felix para brindes e objetos de decoração. Os tamanhos mais pedidos são quadros em A2, A3 e A4. O investimento para adquirir uma dessas obras começa em R$ 350.
Dependendo da maquete, Felix consegue montá-las em até 9 horas. Mas muitas levam dias, até semanas. Para o quadro que fez do Edifício São Félix, de São Paulo, em que utilizou mais de 1,2 mil varetas de cedro de dois milímetros para fazer as janelas, o arquiteto levou uma semana inteira de dedicação.
"O trabalho é terapêutico. E me salvou na pandemia", relata o arquiteto. "É algo que faço com a pinça, igual um relojoeiro."
Para entrar em contato com Felix, basta acessar seu Instagram. A fim de desenvolver a maquete ele precisa também de uma cópia do projeto. "Para quem não tiver, o serviço pode demorar um pouco mais", lembra.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!