Casa PI

Arquitetura

Arquiteto mexicano desenvolve sistema construtivo com tecnologia “pré-fabricada inteligente”

HAUS*
23/08/2021 13:05
Thumbnail
O renomado arquiteto mexicano Miguel Ángel Aragonés apresenta dez anos de pesquisa materializada em seu mais recente projeto intitulado "Casa PI", cuja sigla se traduz em um novo método de construção de "pré-fabricados inteligentes". Patenteado na Suíça, este sistema busca quebrar o paradigma habitacional a partir de um projeto integral que combina a estrutura da casa com o mobiliário e as novas tecnologias de automação na arquitetura.
Sistema é reciclável e permite erguer a construção em menos tempo de obra.
Sistema é reciclável e permite erguer a construção em menos tempo de obra.
A ideia era criar um sistema construtivo modular sustentável, com alta qualidade, que acelera o tempo de construção, melhora o desempenho acústico e térmico, além de reduzir custos e desperdícios da obra. O resultado, então, foi a PI, uma estrutura que funciona tanto verticalmente (como uma coluna), horizontalmente (como um elo ou corrente) ou mista, e à qual peças adicionais são anexadas para integrar a configuração final.
Estrutura em alumínio garante celeridade à construção.
Estrutura em alumínio garante celeridade à construção.
As paredes, baseadas em painéis sobrepostos, são o acabamento final que reveste as camadas de isolamento térmico e acústico. As instalações elétricas e hidráulicas são projetadas por meio de conexões aparafusadas e encaixáveis ​​que evitam trabalhos de solda e conexões complicadas. O que, por sua vez, garante a mais alta qualidade construtiva em tempo recorde, proporcionando uma série de benefícios diretos: dispensa pintura, impermeabilizantes ou anticorrosivos. Além disso, a estrutura permite a adaptação de um sistema termo acústico que reduz o consumo de energia para atingir um nível ideal de conforto, quer seja ou não utilizado um sistema de ar-condicionado central.
O fechamento das paredes é feito com painéis sobrepostos.
O fechamento das paredes é feito com painéis sobrepostos.
O alumínio foi o material escolhido para a montagem devido às suas propriedades de eficiência, leveza, durabilidade e possibilidades de reciclagem, sem perder suas propriedades estéticas e estruturais. Graças a isso, é possível erguer um módulo de 180 m², pronto para morar, em apenas 50 dias e com apenas 8 pessoas, sem a necessidade de maquinários pesados, o que faz com que a PI atenda de imóveis de interesse social a residenciais de luxo.
Estrutura suporta grandes aberturas em vidro.
Estrutura suporta grandes aberturas em vidro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!