Opinião

Arquitetura

Arquiteto que estudou vida e obra de Lolô Cornelsen se despede do mestre modernista

Guilherme de Macedo, especial para HAUS*
05/03/2020 23:49
Thumbnail

Lolô Cornelsen e Guilherme de Macedo em frente a Residência Belotti. Foto: Guilherme de Macedo/Arquivo pessoal

Desbravando Lolô
Eu conheci o Lolô em 2010, na época da faculdade nos meus primeiros anos de arquitetura. A inquietude me fez, juntamente com alguns colegas, criar um blog para falar sobre arquitetura. O compromisso era fazer um post semanal. O desafio era encontrar temas interessantes. Em uma dessas buscas, eu encontrei sobre o Lolô e fiquei fascinado com a quantidade de feitos que ele tinha realizado... casas interessantíssimas, estádios de grande porte, autódromos de renome, estradas importantes, uma vasta produção arquitetônica e obras civis, não muito divulgadas em meio ao universo acadêmico.
Isso me motivou a ir lá na sua casa e bater a sua porta na intenção de conseguir uma entrevista para o nosso blog. Felizmente ele estava lá e me surpreendeu com a sua receptividade. Parecia algo normal e comum estudantes entrarem e saírem da sua casa. Em pouco tempo estávamos tomando café e falando sobre arquitetura. Aproveitei a oportunidade e fiz o convite para ele palestrar na minha universidade. Ele aceitou. O blog, depois de um tempo, acabou, mas de lá pra cá fui me encantando cada vez mais com cada descoberta que fazia sobre o Lolô.
Descobri que ele foi jogador de futebol (bi-campeão paranaense pelo Atlético Paranaense nos anos 40), descobri que ele inventou a caixa de brita (improvisando para corrigir acidentes na pista de Estoril), descobri que ele desenhou o uniforme da Polícia Rodoviária do Paraná (aquele de cor grená com quepe e coturno), descobri o quanto ele amava sua esposa e seus filhos. Em 2014 eu me formei arquiteto e urbanista e, na procura de um lugar para montar o escritório, encontrei uma das casas projetadas por ele, a Residência Belloti, na Dr. Faivre, a qual tinha acabado de ser restaurada e estava aberta ao público. Tive a oportunidade de ter uma pequena sala lá, onde pude levar o Lolô já com seus noventa e tantos e receber a sua bênção.
Casa Belotti é um dos ícones sobreviventes da obra de Lolô em Curitiba. Foto: Guilherme de Macedo/Arquivo pessoal
Casa Belotti é um dos ícones sobreviventes da obra de Lolô em Curitiba. Foto: Guilherme de Macedo/Arquivo pessoal
A Casa Belotti recebia estudantes de muitos lugares querendo saber mais sobre a obra e seu autor. Geralmente era eu quem os guiava apresentando os detalhes construtivos e arquitetônicos do projeto e, em algumas ocasiões, conseguia levar o próprio Lolô para falar diretamente com eles. Acho que foi a partir daí que surgiu a vontade de escrever um livro sobre a vida e obra dele. Na época estava escrevendo outro livro, sobre os prédios de Curitiba. Então deixei essa ideia para um plano posterior.
Em 2017 iniciei o projeto por meio da Fundação Cultural de Curitiba, onde a partir daí tive a oportunidade de pesquisar e conhecer mais a fundo sobre as suas obras e projetos e o quanto ele foi intenso em cada etapa de sua vida. Foi intenso ao chocar a arquitetura curitibana com suas casas modernas, foi intenso ao desbravar o Paraná implementando grandes obras, foi intenso quando precisou trabalhar fora de sua cidade projetando hotéis, autódromos e complexos turísticos em Portugal e na África, foi intenso quando voltou e acreditou que poderia fazer do Paraná um grande estado, bolando ideias para o seu desenvolvimento. Lolô foi intenso também em seus últimos dias, pintando quadros e modelando esculturas de pão em sua casa.
Obrigado, Lolô.
Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
SERVIÇO
O livro "Lolô Cornelsen: vida e obra" será lançado em junho de 2020 no Paço da Liberdade com data a confirmar.
*Guilherme de Macedo é arquiteto e urbanista, sócio fundador do Lona Arquitetos e um dos autores do projeto multiplataforma "Prédios de Curitiba".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!