Arquitetura

Arquiteto transforma apartamento de 27 m² em loft moderno

HAUS
25/02/2019 20:30
Thumbnail

O espaço pequeno foi bem resolvido com a integração de espaços e a equalização dos revestimentos. Fotos: Marcelo Magnani / Divulgação

O arquiteto Ricardo Abreu assumiu o desafio de transformar um pequeno apartamento localizado na região dos Jardins, em São Paulo, em um moderno e aconchegante loft. Para isso, todas as paredes originais do imóvel de 27 m² foram derrubadas, permitindo máxima integração dos ambientes.
“Sendo um apartamento compacto, a maior dificuldade foi garantir ao proprietário todas as atividades mínimas, como cozinhar, descansar, além de eventual home office”, explica. Apesar do pouco espaço, preto e cinza foram as cores predominantes escolhidas para o piso, mobiliário, algumas paredes e cortinas”, relata o profissional.
A escolha das cores mais escuras, no entanto, só foi possível pela abundante iluminação natural proporcionada pelas grandes aberturas. As paredes e bancada da cozinha foram revestidas com cimento queimado e a marcenaria une cozinha e área de estar, permitindo a integração dos ambientes.
Como um detalhe de decoração na sala que chama muita atenção, está o neon que retrata uma pin-up em tom de vermelho, provocando um efeito de iluminação sobre as cores sóbrias — o desenho do objeto é do proprietário do apartamento, que trabalha na área de publicidade e design.
A criatividade e técnica na hora de aproveitar espaço, foi posta a prova nas soluções apresentadas para o banheiro de apenas 2,7 m². Por contraposição, ele é todo revestido em porcelanato vermelho, causando um contraste com as demais cores do imóvel. Para aumentar a sensação de amplitude, Abreu apostou no uso de espelhos e louças brancas. Com traços geométricos em perfeita harmonia, os metais, da marca Meber, evidenciam a linguagem definida para o projeto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!