i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Urbanismo

Arquitetos apresentam projeto de parque adaptado para isolamento social

  • PorMariana Ceccon, especial para HAUS
  • 04/05/2020 14:52
Inspirado em uma impressão digital, a ideia do parque é que as trilhas sejam percorridas individualmente.
Inspirado em uma impressão digital, a ideia do parque é que as trilhas sejam percorridas individualmente.| Foto: Divulgação/Studio Precht

Repensar o uso e o propósito dos espaços públicos após a pandemia de Covid-19 é uma realidade imperativa para os urbanistas. Tentando atender esta missão, o escritório de arquitetura austríaco Studio Precht divulgou na segunda quinzena de abril, um projeto conceitual de parque para uso individual. Batizado de Parc de la Distance, a área oferece trilhas de caminhadas de até 20 minutos, com entradas e saídas individuais. Tudo para garantir que os visitantes possam desfrutar de um passeio individual, ao longo de 600 metros, respeitando as regras de distanciamento físico.

Siga HAUS no Instagram!

O projeto foi inspirado em uma impressão digital. Um dos criadores do novo conceito, o arquiteto Chris Precht escreveu em sua conta pessoal do Instagram que o formato labiríntico atende os pedidos de distanciamento social, mas proporciona a ocupação dos espaços abertos e naturais.

"Durante esta pandemia, todos os parques públicos na Áustria foram fechados e nos perguntamos como uma área pública poderia ser configurada de acordo com as regras de distanciamento social. E que atributos positivos esse parque teria depois que o Covid-19 terminasse? ", escreveu.

Os labirintos do Parc de la Distance promovem a solidão contemplativa.
Os labirintos do Parc de la Distance promovem a solidão contemplativa.| Divulgação/Studio Precht

A resposta para o uso futuro é o direito de caminhar sozinho na natureza, concentrando-se no eu interior, nos pensamentos e na mente. "Este é um parque que oferece algo único para uma cidade movimentada: 20 minutos de solidão. Uma reclusão temporária do público. Um momento para pensar, meditar ou simplesmente andar sozinho na natureza", reflete o arquiteto.

Pensado para ser construído em um terreno baldio no centro de Viena, o Parc de la Distance vem ganhando notoridade mundial, justamente por ser um equipamento fácil de ser adaptado em qualquer grande capital. As trilhas com 90 centímetros de largura e afastados dois metros de distância uma das outras, desembocam em fontes d'água. Com inspirações nos jardins barrocos franceses e os zen japoneses, o parque em Viena promete atuar como um refúgio natural do barulho das grandes cidades e oferecer um espaço contemplativo solitário.

Ao portal inglês Secret London, Precht explicou que o conceito do parque está alinhado a um novo olhar sobre os centros das grandes cidades. “Em vez de bancos, tráfego e escritórios, os centros das cidades devem ser redesenhados em torno de parques, áreas selvagens e plantas. A falta de natureza é um problema em muitas áreas urbanas e espero que o 'Parc de la Distance' possa oferecer essa rota de fuga em mais regiões”, declarou. Com ArchDaily.

| Divulgação/ Studio Precht
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Gregório

    ± 0 minutos

    Parc de los Piás de Prediô!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso