Urbanismo

Arquitetura

Arquitetos apresentam projeto de parque adaptado para isolamento social

Mariana Ceccon, especial para HAUS
04/05/2020 17:52
Thumbnail

Inspirado em uma impressão digital, a ideia do parque é que as trilhas sejam percorridas individualmente. | Divulgação/Studio Precht

Repensar o uso e o propósito dos espaços públicos após a pandemia de Covid-19 é uma realidade imperativa para os urbanistas. Tentando atender esta missão, o escritório de arquitetura austríaco Studio Precht divulgou na segunda quinzena de abril, um projeto conceitual de parque para uso individual. Batizado de Parc de la Distance, a área oferece trilhas de caminhadas de até 20 minutos, com entradas e saídas individuais. Tudo para garantir que os visitantes possam desfrutar de um passeio individual, ao longo de 600 metros, respeitando as regras de distanciamento físico.
O projeto foi inspirado em uma impressão digital. Um dos criadores do novo conceito, o arquiteto Chris Precht escreveu em sua conta pessoal do Instagram que o formato labiríntico atende os pedidos de distanciamento social, mas proporciona a ocupação dos espaços abertos e naturais.
"Durante esta pandemia, todos os parques públicos na Áustria foram fechados e nos perguntamos como uma área pública poderia ser configurada de acordo com as regras de distanciamento social. E que atributos positivos esse parque teria depois que o Covid-19 terminasse? ", escreveu.
Os labirintos do Parc de la Distance promovem a solidão contemplativa.
Os labirintos do Parc de la Distance promovem a solidão contemplativa.
A resposta para o uso futuro é o direito de caminhar sozinho na natureza, concentrando-se no eu interior, nos pensamentos e na mente. "Este é um parque que oferece algo único para uma cidade movimentada: 20 minutos de solidão. Uma reclusão temporária do público. Um momento para pensar, meditar ou simplesmente andar sozinho na natureza", reflete o arquiteto.
Pensado para ser construído em um terreno baldio no centro de Viena, o Parc de la Distance vem ganhando notoridade mundial, justamente por ser um equipamento fácil de ser adaptado em qualquer grande capital. As trilhas com 90 centímetros de largura e afastados dois metros de distância uma das outras, desembocam em fontes d'água. Com inspirações nos jardins barrocos franceses e os zen japoneses, o parque em Viena promete atuar como um refúgio natural do barulho das grandes cidades e oferecer um espaço contemplativo solitário.
Ao portal inglês Secret London, Precht explicou que o conceito do parque está alinhado a um novo olhar sobre os centros das grandes cidades. “Em vez de bancos, tráfego e escritórios, os centros das cidades devem ser redesenhados em torno de parques, áreas selvagens e plantas. A falta de natureza é um problema em muitas áreas urbanas e espero que o 'Parc de la Distance' possa oferecer essa rota de fuga em mais regiões”, declarou. Com ArchDaily.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!