Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Arquitetos assinam cabana móvel de aço que é montada em 20 dias
| Foto: Casa Cor e Usiminas/Divulgação

As minicasas não são novidade, mas o mercado tem se empenhado em apresentar cada vez mais opções e sistemas para fazer com que o modelo ganhe popularidade no Brasil. Uma nova proposta dentro do segmento foi apresentada pelos arquitetos Bárbara Fonseca de Souza e Lucas Pereira Belizário, da Liga Arquitetura, e fez sucesso na Casa Cor Minas 2021.

Desenvolvido em parceria com a Soluções Usiminas, a cabana tem 33 m² e estrutura em metal, steel frame e vidro. Pensada para ser transportável e se adaptar a diversos tipos de terrenos, ela foi projetada para que suas peças pesassem no máximo 60 Kg. “Dessa forma, foram desenvolvidos módulos compostos de dois perfis de aço, já soldados na fábrica, para serem unidos apenas por parafuso na montagem final”, conta Bárbara. O transporte das peças é feito em caminhão baú.

Siga a HAUS no Instagram

| Casa Cor e Usiminas/Divulgação

As vedações internas são realizadas em drywall, onde também são embutidas as instalações hidráulicas e elétricas, revestido com lambri de pinus de reflorestamento. Na parte externa, a cabana é revestida por placas cimentícias texturizadas ou pode receber uma pintura fotovoltaica.

| Casa Cor e Usiminas/Divulgação

A planta aberta comporta cozinha, área de estar, banheiro completo e quarto, no mezanino. O fechamento em vidro de uma das faces do imóvel traz um ar contemporâneo ao projeto, e ainda possibilita a iluminação natural abundante dos espaços, o que contribui para reduzir o consumo de energia.

A economia de água na construção da cabana se dá pelo sistema construtivo, que dispensa o uso do recurso natural para a fixação das estruturas, sendo necessário somente para a execução das sapatas de fundação. A montagem é feita por uma equipe especializada e leva apenas 20 dias, e a entrega é feita em qualquer lugar do Brasil.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]