Arquitetos australianos vão projetar casas para desabrigados pelo fogo gratuitamente

Mais de 100 arquitetos da Austrália criaram uma organização para levantar novos imóveis a partir de materiais ecológicos e pensados para os próprios donos montarem os espaços sozinhos

Incêndio no estado de Victoria, na Austrália, forçou milhares a deixar suas casas. Foto: Departamento de Meio Ambiente, Terra, Água e Planejamento de Victoria/AFP

por HAUS

09/01/2020

compartilhe

Centenas de arquitetos australianos estão oferecendo assistência arquitetônica de forma gratuita para os afetados pelos incêndios na Austrália. A iniciativa foi criada pelo arquiteto Jiri Lev depois da escalada no número de incêndios que levaram dezenas de cidades a serem evacuadas.

Lev acredita que uma ação individual não é suficiente para aliviar o desastre e por isso convidou outros arquitetos para, juntos, criarem um impacto positivo. Assim nasceu o Architects Assist, uma plataforma para organizar e distribuir os atendimentos aos escritórios de arquitetura, já que algumas áreas do país tem mais arquitetos do que outras.

Foto: Departamento de Meio Ambiente, Terra, Água e Planejamento de Victoria/AFP

Além de residências perdidas, os profissionais vão ajudar a substituir lojas, igrejas e teatros destruídos pelo fogo. Todas as estruturas serão de materiais ecológicos e pensadas de forma que os próprios donos consigam montar os espaços sozinhos. Diversas ideias têm surgido para evitar o alastramento do fogo nessas áreas e pelos imóveis.

Apesar de ter sido criada há apenas alguns dias, quase 300 escritórios já se juntaram à associação e mais de 500 estudantes de arquitetura se voluntariaram a ajudar.

A ação não tem data para acabar. Enquanto houver incêndios catastróficos, a atividade continuará, como aponta seu criador.

LEIA TAMBÉM

Iphan abre vagas para mestrado remunerado em diversas áreas por todo o Brasil

Toyota vai construir cidade no sopé do Monte Fuji para testar tecnologias domésticas

TV gigante e robô zelador: os lançamentos para a casa da maior feira de tecnologia do mundo

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você