Tendências construtivas

Arquitetura

Arquitetura copicat: os riscos de copiar edifícios icônicos

Bruno Fabbriani*
10/06/2022 21:28
Thumbnail

O skyline de Manhattan é um dos mais imitados do mundo | Pexels/Nancy Bourque

A arquitetura copycat, cópia de edifícios tem aparecido com certa frequência nas notícias de arquitetura, devido às construções chinesas que são cópias fiéis de algumas edificações mundialmente conhecidas, como Torre Eiffel e Capela Rochamps de Le Corbusier, que já foi, inclusive, demolida.
Aliás, por lá, o copycat (expressão muito usada no inglês e que quer dizer "imitador", em tradução live) chegou a inspirar a construção de uma cidade inteira, chamada Tianzin, nos moldes de Manhattan - o distrito mais famoso e povoado de Nova Iorque.
Obviamente o ato de copiar acontece o tempo todo na arquitetura. Temos estudantes copiando as lições de projetos estabelecidos, repetindo casas-modelo e referenciando abertamente elementos do passado, por exemplo. Até mesmo a maior parte do mundo da arquitetura está ciente da propensão dos profissionais chineses para se apropriar de suas obras favoritas de países estrangeiros.
Entretanto, existem muitas considerações a serem feitas sobre essa tendência. Isso porque esse tipo de cópia descarada de construções icônicas espalhadas ao redor do mundo prejudica não somente o design local, mas também afeta a cultura específica de cada região.
Residenncial Burj Al Babas, na Turquia: condomínio de castelos que imitam o ícone da Disney.
Residenncial Burj Al Babas, na Turquia: condomínio de castelos que imitam o ícone da Disney.
Explico: dentro da prática da construção, a inovação é um dos valores fundamentais e há um esforço contínuo para construir uma inteligência coletiva que se baseia na experiência de cada projeto e que nos leva a uma melhor arquitetura por meio da inovação.
Às vezes, isso pode significar pegar uma ideia de um projeto específico e aplicá-la em um novo contexto, ou examinar um detalhe estabelecido e determinar como é possível melhorá-lo. Certamente esse tipo de utilização de conhecimento prévio e ajuste ao novo contexto não é o mesmo que a clonagem em massa como temos visto por aí.
Além disso, me parece até mesmo óbvio dizer que a arquitetura possui um significado cultural importante para a região na qual está localizada. De modo geral, ela cria uma conexão com o lugar e com o tempo em que está inserida, se tornando uma referência para aqueles que visitam determinado lugar.
O tradicional e o novo em contraste: preservar a cultura ou abrir espaço para a inovação e o estrangeiro?
O tradicional e o novo em contraste: preservar a cultura ou abrir espaço para a inovação e o estrangeiro?
Nesse sentido, é certo que dentro do universo da construção civil cada projeto represente um desafio único, com seu próprio contexto físico e cultural, pensado para um uso específico, trazendo uma nova oportunidade de tornar-se uma solução arquitetônica.
Isso não quer dizer que uma ideia, detalhe ou material semelhante não possa ser referenciado ou usado novamente. Mas precisa ser utilizado de acordo com a realidade local, criando uma espécie de conexão com o passado e o presente de cada região.
Afinal, projetos originais, mesmo que inspirados em outros, fortalecem a confiança cultural, representam as características de uma cidade, bem como exibem o espírito contemporâneo necessário para propor novas e necessárias soluções.
*Artigo assinado por Bruno Fabbriani, CEO da BFabbriani Incorporadora, que tem como objetivo oferecer soluções inteligentes ao setor imobiliário.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!