Curiosidade

Arquitetura

Arquitetura de “cabeça para baixo”: conheça quatro casas sob a perspectiva invertida

HAUS
17/03/2021 13:12
Thumbnail

A casa “o mundo está de cabeça para baixo”, na Alemanha, é a mais fotografada da Europa. | Iowe 48/Panoramio

É comum que, em um curso de Arquitetura, um dos professores, em determinado momento, vire um modelo/projeto de cabeça para baixo, literalmente. Enxergar o espaço sob essa perspectiva possibilita que, quem projeta casas, prédios e cidades perceba uma nova relação entre ocupante e o espaço construído. E isso ocorre, sobretudo, na exploração de geometrias conceituais.
Mas quando isso acontece em uma casa familiar, a percepção é tão estranha que se torna atração turística: esse tipo de experimento é recente, e se iniciou na Europa em 2007, quando o arquiteto Daniel Czapiewski projetou a "casa de cabeça para baixo" na Polônia, região de Szymbark.
Foto: CEPR/Divulgação.
Foto: CEPR/Divulgação.
Falar sobre a tumultuada história política do país e introduzir uma nova consciência de ocupação do espaço (como a casa é inclinada, os visitantes precisam escalar a janela do sótão) foram os objetivos de Czapiewski.
Outro exemplar conhecido é "o mundo está de cabeça para baixo" - die welt steht kopf -, na Alemanha, inaugurada em 2008 após dois anos de projeto e construção. A ideia foi dos empresários poloneses Klaudiusz Gołos e Sebastian Mikiciuk, junto com o designer Gesine Lange. Ela é a primeira do mundo a ter inclusive móveis invertidos, e também a casa unifamiliar mais fotografada da Europa.
 Foto: Iowe 48/Panoramio
 Foto: Iowe 48/Panoramio
Assim como a casa na Alemanha, a Áustria conta com uma residência totalmente mobiliada para chamar de sua, e oferece aos turistas a ideia de ver o mundo "sob a perspectiva de um morcego".
Foto: Tirolland.
Foto: Tirolland.
Já a cidade russa de Ufa ostenta o título de ter a "maior casa invertida do mundo", construída como uma grande obra de arte pública.
Inaugurado em 2018, o projeto, que custou cerca de 350 mil euros e tem curadoria de Alexander Donskoy, traz a ideia de um momento "congelado no tempo", com geladeira abastecida, gavetas operáveis e roupas dobradas.
Todas as casas são abertas para visitação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!