Arquitetura

Casa “flutuante” do Alto da XV é tombada pelo patrimônio municipal

Sharon Abdalla
02/04/2018 10:30
Thumbnail

Casa Mário de Mari. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Na esquina da Avenida Nossa Senhora da Luz com a Rua Professor Brandão, no Alto da XV, uma casa se destaca ao parecer flutuar sobre o terreno onde foi construída. Trata-se da Casa Mário de Mari, uma das construções símbolo da arquitetura moderna curitibana que responderá, também, por um novo título: a de primeiro imóvel tombado dentro da nova fase do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Curitiba (CMPC).
MAIS SOBRE O ALTO XV
A decisão pelo tombamento foi tomada pelos cerca de 30 representantes do CMPC na primeira reunião do grupo em 2018, realizada no último mês de fevereiro. Na ocasião, a arquiteta Maria da Graça Rodrigues Santos, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP) e relatora do processo, apresentou parecer favorável ao tombamento, voto que foi acompanhado pelos demais conselheiros.
“Este imóvel tem uma qualidade plástica, construtiva, ambiental e paisagística que é o registro de um período em que se produziu muita arquitetura de qualidade em Curitiba”, destaca a relatora. “É um tombamento muito interessante, pois é o primeiro de uma casa da década de 1960 – normalmente o tombamento é associado às edificações mais antigas, como as do início do século 20”, acrescenta Elizabeth Amorim de Castro, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do conselho.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Para Hugo Moura Tavares, secretário executivo do CMPC, a decisão pelo tombamento a nível municipal da Casa Mário de Mari representa também um marco ao chancelar esta fase do conselho, que teve início com a publicação da nova Lei do Patrimônio Cultural de Curitiba (nº 14.794/2016), no último ano da gestão do então prefeito Gustavo Fruet.
Exemplar moderno
Datada de meados da década de 1960, a casa foi construída para servir de residência do engenheiro Mário de Mari, responsável pelo seu projeto e execução. Após incontáveis viagens aos Estados Unidos, quando se encantou pela Casa da Cascata (obra desenhada pelo mestre modernista Frank Lloyd Wright), ele decidiu que queria uma residência que seguisse o mesmo conceito, a partir de linhas simples e uso de materiais naturais, como contou em entrevista a HAUS, em 2015.
Assim, ao contrário de outros exemplares modernos que abusam do concreto, a Casa Mário de Mari traz a madeira, pedra, vidro e tijolos como suas grandes estrelas, e tem na implantação da construção, que aproveita o desnível natural do terreno, outra de suas características singulares. “A laje suspensa do piso faz com que a casa pareça repousar sobre o terreno, principalmente do ponto de vista de quem a observa pela rua Professor Brandão”, lembra Maria da Graça.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A planta em forma de U, que faz com que os ambientes estejam voltados para um grande pátio central (o que garante privacidade à área da piscina e permeabilidade visual a partir de grandes panos de vidro), e os beirais avantajados (de 2 m, quando o comum são 90 cm), são outros elementos que merecem atenção na construção.
“As soluções desta casa criam uma relação interessante entre o interior e o exterior do imóvel. O cuidado, agora, é com a manutenção e fiscalização dela para que se consiga, efetivamente, preservá-la em boas condições de uso”, reforça a arquiteta.
Atualmente, a Casa Mário de Mari abriga a sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). Aprovado pelos conselheiros, o processo de tombamento ainda está em trâmite dentro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, o que já coloca a construção sob proteção contra demolição, restauração ou qualquer outro tipo de intervenção.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!