Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Arquitetura, vida e arte
| Foto: Bigstock

Como poucos, o poeta curitibano Paulo Leminski transformou arte concreta em palavras. Na última estrofe de um de seus haicais – formas de poema, de origem japonesa, demarcadas pela concisão e pela objetividade – o polaco da Barreirinha define a Arquitetura como a “Arte que te torto Arte que te tura”. Uma analogia entre os altos e baixos da vida e as curvas dos projetos arquitetônicos para lá de bem representados nos traços de Oscar Niemeyer, o gênio da Arquitetura e Urbanismo.

Neste 15 de dezembro, Niemeyer completaria 114 anos. Ele nos ensinou que a “vida é um sopro”, mas paradoxalmente viveu quase 105 anos. Sem dúvida, um presente para a humanidade. Quase um século de projetos e de obras que entraram para a história, como a construção de Brasília, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a sede das Organizações das Nações Unidas de Nova Iorque, o Complexo Arquitetônico da Pampulha, o Edifício Copan, a sede do Partido Comunista Francês e o museu que leva o nome do arquiteto e urbanista na capital paranaense, entre muitos outros.

Siga a HAUS no Instagram

Criado pela Lei Federal nº 12.378 de 2010, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo escolheu a data de nascimento de um dos maiores profissionais do mundo para celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista.

Após quase meio século de intensa luta para a criação de um órgão de fiscalização próprio, os arquitetos e urbanistas contam com o CAU em todos os estados da federação, além do CAU Brasil. Autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, os Conselhos possuem a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo”.

No CAU/PR, uma nova gestão foi iniciada neste ano com o desafio de colocar o Conselho e a Arquitetura e Urbanismo como protagonista na sociedade. Além do atendimento e da fiscalização, diversas ações de valorização profissional foram realizadas, como a formalização de parcerias com o Sebrae,  a Fundação Cultural de Curitiba e a plataforma Let`s Arch da editora Gazeta do Povo, que irão trazer ainda mais conhecimentos e benefícios aos arquitetos e urbanistas do estado.

Como disse Leminski,

ARTE QUE TE ABRIGA ARTE QUE TE HABITA

ARTE QUE TE FALTA ARTE QUE TE IMITA

ARTE QUE TE MODELA ARTE QUE TE MEDITA

ARTE QUE TE MORA ARTE QUE TE MURA

ARTE QUE TE TODO ARTE QUE TE PARTE

ARTE QUE TE TORTO ARTE QUE TE TURA

Arquiteto e urbanista, profissional capaz de materializar poesia, em espaço construído.

*Milton Carlos Zanelatto é arquiteto e urbanista e Presidente do CAU/PR.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]