Opinião

Arquitetura

Arquitetura, vida e arte

Milton Carlos Zanelatto*
15/12/2021 14:02
Thumbnail
Como poucos, o poeta curitibano Paulo Leminski transformou arte concreta em palavras. Na última estrofe de um de seus haicais – formas de poema, de origem japonesa, demarcadas pela concisão e pela objetividade – o polaco da Barreirinha define a Arquitetura como a “Arte que te torto Arte que te tura”. Uma analogia entre os altos e baixos da vida e as curvas dos projetos arquitetônicos para lá de bem representados nos traços de Oscar Niemeyer, o gênio da Arquitetura e Urbanismo.
Neste 15 de dezembro, Niemeyer completaria 114 anos. Ele nos ensinou que a “vida é um sopro”, mas paradoxalmente viveu quase 105 anos. Sem dúvida, um presente para a humanidade. Quase um século de projetos e de obras que entraram para a história, como a construção de Brasília, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a sede das Organizações das Nações Unidas de Nova Iorque, o Complexo Arquitetônico da Pampulha, o Edifício Copan, a sede do Partido Comunista Francês e o museu que leva o nome do arquiteto e urbanista na capital paranaense, entre muitos outros.
Criado pela Lei Federal nº 12.378 de 2010, o
Conselho de Arquitetura e Urbanismo escolheu a data de nascimento de um dos
maiores profissionais do mundo para celebrar o Dia do Arquiteto e Urbanista.
Após quase meio século de intensa luta para a criação de um órgão de fiscalização próprio, os arquitetos e urbanistas contam com o CAU em todos os estados da federação, além do CAU Brasil. Autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, os Conselhos possuem a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo”.
No CAU/PR, uma nova gestão foi iniciada neste ano com o desafio de colocar o Conselho e a Arquitetura e Urbanismo como protagonista na sociedade. Além do atendimento e da fiscalização, diversas ações de valorização profissional foram realizadas, como a formalização de parcerias com o Sebrae,  a Fundação Cultural de Curitiba e a plataforma Let`s Arch da editora Gazeta do Povo, que irão trazer ainda mais conhecimentos e benefícios aos arquitetos e urbanistas do estado.
Como disse Leminski,
ARTE QUE TE ABRIGA ARTE QUE TE HABITA
ARTE QUE TE FALTA ARTE QUE TE IMITA
ARTE QUE TE MODELA ARTE QUE TE MEDITA
ARTE QUE TE MORA ARTE QUE TE MURA
ARTE QUE TE TODO ARTE QUE TE PARTE
ARTE QUE TE TORTO ARTE QUE TE TURA
Arquiteto e urbanista, profissional capaz de
materializar poesia, em espaço construído.
*Milton Carlos Zanelatto é arquiteto e urbanista e Presidente do CAU/PR.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!