Arquitetura

Artistas transformam paisagens de pinturas famosas em cenários reais

HAUS
18/02/2020 13:43
Thumbnail

Imagem: divulgação

Como seria essa pintura na vida real? Pensando exatamente nessa pergunta tão frequente que nos fazemos quando nos apaixonamos por uma obra de arte, artistas, designers e arquitetos decidiram criar renderizações bem reais de pinturas famosas. A intenção foi explorar os espaços impenetráveis — senão pela imaginação — de oito casas e prédios misteriosos.
O projeto aconteceu à convite do portal HomeAdvisor, a fim de inspirar as pessoas a pensarem em novas maneiras de morar, construir e decorar suas casas.

1-Evening Snow at Kanbara (Utagawa Hiroshige, 1833-1834)

Utagawa Hiroshige (1797-1858) é provavelmente o artista japonês mais celebrado do fim do período Edo. Ele é considerado também o último grande mestre da tradição de ukiyo-e, de pintura em blocos de madeira. “Evening Snow” integra a coleção Hiroshige que ele criou em sua primeira viagem pela estrada histórica de Tokaido, em 1832.
Raramente neva em Kanbara. Então, Hiroshige usou de licença poética em sua pintura e o render é uma das primeiras chances de vermos Kanbara como ela existiu na mente do artista.

2-The Cottage (Vincent Van Gogh, 1885)

O pintor holandês criou a obra como um de seus estudos sobre camponeses. O edifício tem duas portas na fachada e uma chaminé dividida, que na época era compartilhada por duas famílias. Nessa época ele também era fascinado pelo romance histórico de Emile Zola “Germinal” e interpretou a sua maneira o ninho humano.

3-House by the Railroad (Edward Hopper, 1925)

A mansão vitoriana com ares surrealistas na pintura de Hopper é um casarão de frente para uma estrada de ferro. O artista afirmou na época que ele pintou apenas o que estava em sua frente, mas especialistas interpretam os elementos do quadro como uma reflexão sobre a desarmonia entre tradição e progresso, mutabilidade e eternidade.

4-Houses At Falaise In The Fog (Claude Monet, 1885)

Um dos fundadores do impressionismo, Monet tentou mais uma vez nesta obra capturar a raridade do movimento da luz na paisagem, em vez de confiar em sua imaginação. Ele morava em Giverny com sua esposa e filhos, mas frequentemente visitava a vizinha cidade de Falaise para pintar.

5-Little House by the Road (Bob Ross, 1986)

O célebre programa de TV “The Joy of Painting” ainda encanta gerações de artistas. E uma das pinturas da temporada 9 foi traduzida para a realidade neste projeto. Ross costumava pintar até três versões de cada obra para seu programa, mas ninguém sabe por onde anda essa pintura. A casa de limestone, tão comum entre os colonos europeus do século 18, foi retratada isolada, no meio do campo, cercada por montanhas.

6-Taos Storytellers (R. C. Gorman, 1993)

Imagens: divulgação
Imagens: divulgação
O pintor da tribo indígena Navajo, Rudolph Carl Gorman, nasceu em Chinle, no Arizona, em 1931. Ficou conhecido como o Picasso da arte indígena americana por seus trabalhos ousados, realistas e abstratos ao memso tempo do dia a dia das mulheres Navajo.
A obra retrata duas mulheres do lado de fora de seu povoado em Taos, onde Gorman abriu sua primeira galeria em 1968.

7-Palmeiras (Tarsila do Amaral, 1925)

Tarsila é uma das pintoras mais celebradas do Brasil e traz em suas obras vários elementos da arte primitiva brasileira e africana. “Palmeiras” foi criada em uma viagem ao Rio e Minas Gerais. Suas formas geométricas e coloridas são marcas do estilo minimalista de Tarsila. Na realidade, as casas da pintura nunca existiram — apenas na imaginação da artista.

8-Hungarian Village Church (Amrita Sher-Gil, 1932)

A húngara Amrita Sher-Gil foi uma pioneira do modernismo na Índia. Ela estudou em Paris e durante uma de suas viagens pintou essa igreja do vilarejo medieval Zebegény, 40 km ao norte de Budapeste. Contudo, essa igreja foi construída em 1908 e foi projetada pelo arquiteto húngaro Karoly Kós, que sofreu bastante influencia do movimento Arts and Crafts, e da arte popular finlandesa.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!