Ambiente integrados

Arquitetura

Árvores frutíferas, churrasqueira, piscina e rede se destacam em área social de apartamento

Luan Galani
01/09/2020 20:32
Thumbnail

Foto: divulgação

Antes mesmo da pandemia da Covid-19 bater à porta, a família de uma arquiteta e um advogado com dois filhos de 10 e 13 anos queriam uma área social que priorizasse a interação com a natureza e que propiciasse mais tempo dentro de casa. A solução encontrada pela arquiteta Leticia Kracik Breda para a cobertura de um apartamento no Cabral, em Curitiba, foi integrar sala de estar, sala de jantar, espaço gourmet e área externa, um como extensão do outro, em 200 m² de espaço social.
"A intenção era passar mais tempo em família e com os amigos, buscar por um lugar para ficar bem à vontade e ter contato com a natureza. Por isso instalamos um jardim vertical na área da piscina e muitos vasos com árvores frutíferas, como maçã, romã, limão siciliano, mimosa e laranja", explica a arquiteta, que também plantou uma pequeno horta de temperos no espaço.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Um dos principais norteadores foi não utilizar elementos altos para não quebrar a amplitude e o diálogo entre as diferentes áreas. Para reforçar ainda mais a unidade do projeto, o piso de mármore Travertino Romano é o mesmo no interior e no exterior da residência.
Nas bancadas, mármore branco Paraná e, nas paredes, lâminas naturais de nogueira americana e mobiliários soltos de madeira, que trazem aconchego ao ambiente.
 Foto: divulgação
Foto: divulgação
Além das cadeiras assinadas pelo mestre do mobiliário moderno brasileiro Sérgio Rodrigues, destaque também para a mesa em laca amarela e o pendente com uma pegada mid-century.
O espaço ainda conta com uma lareira externa e uma lareira interna, permitindo aproveitar o espaço mesmo nos dias mais frios, para ler um livro ou tomar um vinho.
  Foto: divulgação
Foto: divulgação
Breda também teve o cuidado de instalar uma rede próxima à piscina e à área gourmet com churrasqueira, para momentos de relaxamento e encontro com os amigos.
   Foto: divulgação
Foto: divulgação
Nesse período de quarentena, a família tem aproveitado ainda mais as áreas sociais até mesmo para trabalhar ou assistir aulas. Apesar de terem um escritório organizado, a interação com as plantas, o céu e a luz natural são superconvidativos até mesmo para atividades do dia a dia.
   Foto: divulgação
Foto: divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!