Arquitetura

As marcas do paranismo na arquitetura de Curitiba

Daliane Nogueira
01/06/2016 00:39
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O pinhão estilizado cravado na fachada, um pinheiro ornamentando um portão, vitrais com o formato da nossa semente mais famosa. Os símbolos paranaenses mais emblemáticos permanecem vivos em alguns imóveis de Curitiba e, principalmente, nos equipamentos públicos.
Herança do Movimento Paranista, das décadas de 1920 e 1930, a exposição dos símbolos refletia a preocupação com a construção de uma identidade regional, em uma Curitiba que vivia a efervescência cultural propiciada pelo surto econômico da erva-mate e com a necessidade de representações políticas e tradições regionais.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
“Foi um movimento paralelo ao neocolonialismo nacional, que também buscava uma linguagem genuinamente brasileira para a arquitetura da época. Este experimentalismo artístico local veio do olhar para a natureza, daí aparece o pinheiro como símbolo máximo”, explica o historiador Marcelo Sutil, da Fundação Cultural de Curitiba.
LEIA MAIS
O pesquisador Luís Fernando Pereira, em seu livro Paranismo: O Paraná Inventado, relata como ícones do movimento os artistas Romário Martins, João Turin, João Zaco Paraná, Lange de Morretes, além dos vários articulistas e escritores que contribuíram para a revista Ilustração Paranaense (que circulou até meados da década de 1930) e é a principal herança cultural do movimento, com várias contribuições no campo das artes visuais.
Portão, provavelmente de uma antiga vila, nas Mercês, ornamentado com um pinheiro. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Portão, provavelmente de uma antiga vila, nas Mercês, ornamentado com um pinheiro. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Na opinião do arquiteto e estudioso da arquitetura paranaense Key Imaguire Jr., a assimilação do paranismo por parte dos construtores da época não foi de grande repercussão. “O que se tem ainda preservado são as calçadas – com o pinhão e o pinheiro estilizados por Lange de Morretes – e poucos imóveis com os padrões estampados nas fachadas.”
Petit pavê da praça João Cândido no Largo da Ordem. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Petit pavê da praça João Cândido no Largo da Ordem. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O prédio mais representativo, na opinião de Sutil e Imaguire, é um sobradinho no calçadão da Rua XV de Novembro, hoje usado como ponto de comércio. “A construção dele é anterior ao período do movimento, mas foi reformado em 1932, no auge do paranismo, e, talvez por isso, tenha ganhado tantos ornamentos com o pinhão estilizado, nos vitrais e fachada”, conta Sutil.
Apesar de não ter larga escala na arquitetura do início do século, a ode ao Paraná, que foi semeada então, repercute até hoje, na opinião de Sutil. “Há algumas releituras dos símbolos paranaenses em prédios construídos nas décadas seguintes, como uma agência do HSBC na Avenida João Gualberto e os detalhes do Memorial de Curitiba”, lembra.
Veja aqui mais fotos das marcas do paranismo na arquitetura contemporânea!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!