Arquitetura

Concurso escolhe melhor solução para ampliar um lar infantil usando contêineres

HAUS
03/08/2018 18:30
Thumbnail

Imagens: AsBEA-PR/Reprodução

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (AsBEA-PR) divulgou o resultado do Concurso de Ideias Agisa Todeschini. Voltado para estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, a premiação selecionou os melhores projetos em contêiner para um espaço pedagógico que irá integrar a área do Lar Infantil Sol Amigo, em Curitiba. Os trabalhos deveriam prever o uso de um contêiner da marca Agisa e de móveis planejados da Todeschini.
Entre as 15 propostas classificadas na premiação, a primeira colocada na eleição do júri foi a dos arquitetos catarinenses Camila de Melo Paganelli e Vincenzo Balistieri Perciavalle, de Itajaí (SC). Baseada no método Montessori, a proposta foi desenvolvida a partir de quatro diretrizes. São elas: auto-educação (visando a autonomia e a presença de objetos sensoriais), a educação cósmica (autopercepção em relação ao mundo), educação como ciência (ou seja, diferenciada para cada criança) e ambiente preparado (com mobiliário ergonomicamente adequado às idades das crianças). Assim, o projeto prevê soluções como mesas com alturas reguláveis e divisão do espaço entre área do brincar e de estudar.
Imagens: AsBEA-PR/Reprodução
Imagens: AsBEA-PR/Reprodução
O segundo lugar ficou com os arquitetos cariocas Guilherme Cunha e Roger Peicho, cujo projeto teve como base uma plataforma circular que funciona como deque e serve de apoio para a implantação de módulos. Coberturas verdes e paredes com isolamento acústico, que priorizam a sustentabilidade, o conforto e a eficiência energética do espaço, são outros destaques do projeto.
A terceira colocação, por sua vez, foi alcançada pelo arquiteto Eduardo Baptista Lopes e pelos estudantes Artur Guilherme Bernardoni e Mariah Vieira Mafra, também de Santa Catarina. O projeto apresentado por eles tem na flexibilidade do mobiliário sua premissa básica. Realizada por meio da distribuição das cadeiras e mesas, que são deslizantes, ela permite diferentes arranjos para estimular a interação e a aprendizagem, seja por meio de estudos individuais, em dupla, em grupo e pequenas palestras. A proposta ainda prevê a possibilidade de expansão do espaço pedagógico por meio da inserção de outros contêineres.
O primeiro colocado no concurso levará R$ 5 mil e uma viagem para a Serra Gaúcha (onde está localizada a fábrica e a sede da Todeschini) para um integrante da equipe e terá o projeto executado e divulgado. O segundo lugar receberá como prêmio R$ 2 mil e a viagem e, o terceiro, a viagem para um integrante da equipe.

Reconhecimento

Outros três trabalhos ainda receberam menção honrosa do júri, sendo o primeiro deles o apresentado pelas arquitetas Aline Gabardo e Julia Sabbag, de Curitiba (PR). Unindo os conceitos de urban jungle, cohousing e design autoral brasileiro, elas propuseram a execução de um prédio de contêineres com três andares, oito apartamentos e um espaço comum.
Baseado no tema Núcleo de Apoio ao Refugiado, o arquiteto Rodolfo Marques Sastre e as estudantes Bruna Corol Quadros, Mariana Ludwig Klein, Regiely de Souza Gai e Thais Borges dos Santos apresentaram um projeto organizado a partir da variação de módulos de contêineres adaptáveis e de fácil montagem, que permite a construção de edifícios temporários de alta qualidade e com capacidade para atender a inúmeras funções como: moradia, brinquedoteca, cozinha e lavanderia comunitárias, além de salas de apoio educacional e psicológico.
Já o trabalho apresentado pela arquiteta Claudia Pires Nunes Pereira e pelas estudantes Camila dos Santos e Carolina Mudry, também de Curitiba, trouxe um espaço educativo construído por meio de três contêineres, sendo um deles destinado à biblioteca e dois para a área de leitura e recreação, interligados por uma cobertura em estrutura metálica e piso em tons de amarelo, laranja e marrom.

O lar

O Lar Infantil Sol Amigo é uma instituição não governamental criada em 1997 que visa reintegrar famílias e acolher crianças em situação de vulnerabilidade social. Ela foi selecionada para participar da premiação por meio de uma votação realizada pelo Projeto Mueller Ecodesign Social, que será responsável pela reforma de todo o espaço da ONG. O concurso integra essa revitalização, trazendo um novo espaço para atendimento pedagógico.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!